Conteúdo

Delegação da América Latina Visitou a Eurocidade Tui Valença

2 de dezembro de 2022

Uma delegação de municípios da triple fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina estiveram, estes dias, na Eurocidade Tui-Valença e ficaram encantados com a proximidade e modelo de aprofundamento das relações entre as nossas cidades transfronteiriças.

O Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, recebeu a comitiva, no salão nobre dos Paços do Concelho e destacou o papel histórico de Valença, com a candidatura a Património Mundial da UNESCO da Fortaleza, o papel de Valença como epicentro dos caminhos portugueses para Santiago de Compostela e as relações transfronteiriças privilegiadas com a Galiza, em especial Tui que se materializam na Eurocidade.

A delegação da Triple Fronteira estava constituída por presidentes de Câmara dos três municípios vizinhos, do Comité para el Desarollo de la Cuenca del Rio Uruguay, diplomatas e corpo técnico.

Para além de Valença e Tui a delegação visitou, também, as Eurocidades de Cerveira Tomiño e Monção Salvaterra, com a colaboração da AECT Rio Minho, bem como exemplos de cooperação transfronteiriça, também, na Alemanha.

A triple fronteira é marcada pela bacia do rio Uruguay que separa estes três municípios do Brasil, Uruguay e Argentina.

Adicionar comentário