Conteúdo

CÂMARA MUNICIPAL COMPRA ANTIGO COLÉGIO PORTUGUÊS DE VALENÇA

6 de dezembro, 2023
A Câmara Municipal de Valença assinou hoje, dia 5 de dezembro, o contrato de promessa de compra e venda do edifício do Antigo Colégio Português, com a Santa Casa da Misericórdia de Valença.
A Câmara Municipal paga à Santa Casa da Misericórdia 1,65 milhões de euros para a aquisição deste imóvel emblemático e icónico de Valença.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Damos cumprimento ao primeiro passo do desafio de recuperar o Antigo Colégio Português e a área envolvente. Este é um compromisso e uma legítima aspiração de Valença e dos Valencianos, tendo em vista a usufruição deste ex-libris patrimonial e histórico, ao serviço da nossa comunidade, dos residentes e de quem nos visita. Pretendemos que este seja um novo espaço de centralidade e de qualificação urbana da cidade, estando em fase de avaliação a utilização futura, com foco nas áreas da Cultura e da Inovação, entre outras”.

O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de Joaquim Apolinário da Fonseca, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho. O benemérito deixou à Santa Casa da Misericórdia a verba para a construção de um asilo para a infância desvalida. As obras começaram em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado.

Nesta ocasião, a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até setembro de 1974, com a designação de Colégio Português.

Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e, por fim, sede da ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais. No entanto, à mais de sete anos que deixou de ter qualquer utilização.

Ao longo destes 95 anos de existência o imóvel é transversal à história de muitas gerações de valencianos e portugueses que por aqui passaram, nos seus percursos de vida, sobretudo académicos.

Este é um imóvel carregado de história, um marco identitário de Valença profundamente ligado aos Caminhos de Fátima, sendo uma referência icônica porque aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano.

Atualmente devoluto, será prioridade absoluta do Município, uma limpeza geral ao complexo, garantindo a sua estabilização e segurança envolvente.