Conteúdo

Missão e Objetivos

No Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, de 1994, "A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros."
A Biblioteca Municipal de Valença assume, assim, como missão a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno das diferentes literacias, de modo tendencialmente gratuito e universal, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos.
Comungando do espírito do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas a BMPL tem como objetivos de atuação:
  • Proporcionar o livre acesso à cultura e à informação a todos os munícipes, independentemente da idade, sexo, raça, língua, condição física, convicções políticas e religiosas.
  • Criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística e para o estímulo do espírito crítico-reflexivo do indivíduo, proporcionando o debate entre os munícipes.
  • Facultar o acesso da população do Município a múltiplos suportes de informação impressos, audiovisuais, multimédia e eletrónicos, que contemplem todas as áreas do saber, da atividade literária e artística, assim como a fontes de informação diversas, através de coleções devidamente organizadas, regularmente ampliadas e atualizadas segundo critérios generalistas que visam satisfazer o maior leque possível de públicos.
  • Adquirir, organizar e disponibilizar coleções de modo a dar resposta às necessidades de informação, educação, cultura e lazer, satisfazendo as necessidades dos cidadãos e dos diferentes grupos sociais.
  • Conservar, valorizar, divulgar e promover o acesso da população ao património cultural da região, através do Fundo Local, contribuindo para reforçar e estimular a identidade cultural da região.
  • Criar, estimular e fomentar o gosto pela leitura em todas as idades, através da promoção de actividades de promoção do livro e da leitura e das literacias, contribuindo para a ocupação dos tempos livres da população do concelho.