Conteúdo

Muralha Digital

O projeto Muralha Digital, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pretende criar uma rede de cidades muralhadas que apostem na gestão conjunta para a valorização do património histórico arqueológico transfronteiriço.

Realizar-se-ão uma série de atividades que estão chamadas a fomentar a promoção do património e a valorização da paisagem mediante novas aplicações tecnológicas postas ao dispor do visitante das cidades participantes: Lugo, Santiago de Compostela, Valença do Minho, Melgaço e Monção

O objetivo de Muralha Digital é difundir o património das cidades com muralhas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, pondo em relevo as suas raizes históricas comuns.

Para isso, realizar-se-à um uso extensivo das novas tecnologias, que permitem documentar digitalmente, cartografiar, e desenhar conteúdos digitais animados que ponham em valor os usos culturais e sociais destes recintos muralhados ao longo da sua história.

Em último termo, o nosso objetivo é facilitar e estender o conhecimento da muralha, os seus usos e a sua história aos visitantes destas cidades.

OBJETIVOS
  • Criar uma rede de cidades muralhadas da Galiza e o Norte de Portugal que garanta um cooperação estável na gestão do património histórico-arqueológico da Eurorregião.
  • Criar uma nova linguagem comum de posta em valor de recursos histórico-arqueológicos da Eurorregião mediante a utilização de novas técnologias para a recriação e representação das muralhas.
  • Desenvolver sistemas comuns de representação da evolução histórica das cidades, da paisagem, da arquitetura e da vida na cidade, mostrando a influência da muralha.