A Fortaleza Viajou no Tempo com o Mercado Medieval
Perto de 50 Durante Perto de 50 mil pessoas deixaram-se levar pelo espírito medieval e embarcaram numa verdadeira viagem cultural.
Durante o último fim de semana, Valença foi o destino de eleição para valencianos e turistas que lotaram a oferta hoteleira valenciana e proporcionaram uma grande dinâmica económica, sobretudo na restauração e comércio. Num cenário inigualável, perto de 50 mil pessoas deixaram-se levar pelo espírito medieval e embarcaram numa verdadeira viagem cultural, até aos tempos do Marquesado de Valença. Durante três dias, a Fortaleza converteu-se no palco que deu vida à história e permitiu à multidão, que preenchia as suas ruas, ser parte dela.
Cortejo medieval que percorreu as ruas do centro histórico, encabeçado pelo rei D. Afonso V de Portugal e sua esposa, recriação da entrega do título nobiliárquico de Marquês de Valença, o primeiro concedido em Portugal, pelo Rei D. Afonso V a D. Afonso de Portugal, desde o varandim dos Paços do Concelho, torneios apeados e a cavalo, teatros de rua, encantadores de serpentes, danças medievais e orientais, gaiteiros e tamborileiros, barraquinhas com artesanato e comes e bebes, passeios a cavalo e de charrete, mostra de falcoaria e jogos medievais. Tudo isto fez parte do evento ‘Valença na Rota da História’ que conquistou os milhares de visitantes que, neste fim de semana, escolheram Valença para visitar e passear.
As decorações medievais, pelas ruas e portas do burgo, deram o enquadramento cénico, completado por um excelente empenho do comércio de Valença que, trajados à medieval, e com a simpatia que os caracteriza, deram um contributo único para que este evento fosse um sucesso.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “a Fortaleza de Valença brilhou com um evento que tem tudo a ver com a nossa Fortaleza, a nossa identidade e a nossa história. Agradeço a todos por terem dado vida ao Mercado Medieval, permitindo que cresça, ano após ano, e se afirme como um dos grandes eventos do verão do Alto Minho. Este evento é uma aposta ganha, visto que a afluência de visitantes, à Fortaleza, aumentou significativamente, durante os três dias da iniciativa”.