Autocarro Elétrico Vai Ligar Valença e Tui
Valença e Tui apresentaram ontem, no edifício da antiga Alfândega de Valença, o estudo “Mobilidade Urbana Sustentável Transfronteiriça da Eurocidade Tui.Valença”, que pretende dar um contributo ao incremento da oferta de transportes públicos entre os dois centros urbanos da eurocidade.
Trata-se de um autocarro elétrico gratuito, que irá ligar as zonas urbanas das duas cidades, através da Ponte Centenária Internacional sobre o rio Minho. Haverá uma
linha única, com dez quilómetros de extensão e 12 paragens e funcionará de meia em meia hora, sete dias por semana, entre as 8h00 e as 20h30.
Esta proposta visa aumentar a utilização do transporte coletivo e reduzir a dependência do automóvel, considerando os desafios com que atualmente os territórios se deparam, designadamente as alterações climáticas.
Durante três meses, irá decorrer o projeto-piloto onde o autocarro circulará entre as zonas históricas, com paragens em locais como estação de comboios, terminais rodoviários, zonas comerciais, serviços e equipamentos públicos, como escolas e piscina, entre outros. A sua implementação deverá acontecer até ao final do ano e o objetivo de ambos os municípios é que o projeto-piloto passe a definitivo em 2025.
Esta apresentação contou com a intervenção de José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Enrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, Paula Teles, Presidente do Instituto das Cidades e Vilas que Caminham, e com a presença dos executivos municipais dos dois concelhos e decorreu no âmbito da programação da Semana Europeia da Mobilidade e está integrada no projeto Rede_Gov_Minho, cofinanciado pelo Interreg VI-A , 2021-2027 Espanha-Portugal.