Conteúdo

Intervenção do Presidente da Câmara na Tomada de Posse

Presidente José Manuel Vaz Carpinteira
Caras e Caros Valencianos e Amigos
A minha primeira palavra nesta cerimónia protocolar é de GRATIDÃO.
Agradeço em primeiro lugar à minha família, em especial à minha mulher e às minhas filhas, pelo apoio constante que sempre me garantiram.
Agradeço aos Valencianos e Valencianas a confiança depositada em mim e na minha equipa para liderar os destinos de Valença nos próximos quatro anos. 
A vossa confiança traduz-se numa maior responsabilidade, à qual responderemos com uma enorme dedicação, capacidade de trabalho e ambição para honrarmos os compromissos que assumimos convosco. 
Agradeço aos jovens pelo compromisso e entusiasmo responsável, sempre ao meu lado, com um brilho no olhar, acreditando no que estávamos a construir. Mais do que o futuro são o nosso presente!
A segunda palavra é de RECONHECIMENTO.

Um reconhecimento aos 8555 Valencianos e Valencianas que votaram nestas eleições, porque a sua participação em número crescente valorizou a candidatura vencedora e, acima de tudo, fortaleceu a Democracia no nosso concelho combatendo a abstenção.

A terceira palavra que vos transmito é de APREÇO.

Apreço às várias candidaturas que participaram nestas eleições, com projetos, propostas e visões diferentes para a nossa terra, enriquecendo o debate político e clarificando as opções.

Por isso, àqueles que foram eleitos para a importante missão de trabalhar na Oposição, quer no executivo municipal, quer na assembleia municipal, endereço as minhas felicitações e os votos de um profícuo mandato em prol de Valença e dos Valencianos.
Eu valorizo o estatuto da Oposição, porque esta quando construtiva e bem exercida, é fundamental para a gestão municipal. 
Governaremos com a maioria relativa que o povo valenciano, com o seu voto soberano, nos confiou.
Sabemos dos grandes desafios e do trabalho acrescido, mas abraçaremos esta missão com determinação, coragem, experiência e capacidade de diálogo.
Dos eleitos da Oposição, conto com a colaboração e, sobretudo, a responsabilidade de colocarem os superiores interesses de Valença em primeiro lugar. Por isso, contamos com todos os que de boa-fé queiram contribuir para a construção do futuro do nosso concelho. Só assim faz sentido a governação no Poder Local!

A quarta palavra que destaco é o COMPROMISSO.

Porque nos comprometemos a trabalhar afincadamente para honrar o programa eleitoral que os Valencianos e Valencianas elegeram.
Fizemos o que nunca foi feito em Valença e abrimos a construção do nosso programa eleitoral às instituições, às associações, às coletividades e forças-vivas de todas as freguesias do concelho, sem deixar ficar ninguém para trás, nos Roteiros de Coesão e Proximidade.
Por isso, o programa, que agora iremos executar, vai de encontro às reais necessidades, expectativas e aspirações da sociedade civil e das instituições valencianas, que são parceiros estratégicos ao serviço do desenvolvimento socio-económico de Valença.

Fomentámos a participação cívica e política durante a campanha e continuaremos a fomentá-la durante a nossa gestão municipal, valorizando a opinião e a visão das pessoas, que são o alvo privilegiado das nossas ações e decisões.

Caras e caros amigos, Valencianas e Valencianos,

A quinta palavra que realço neste ato é VALENÇA. 
Porque é por Valença que estamos aqui plenos de vontade, dedicação e ambição. 
Porque é a terra dos nossos sonhos e queremos delinear e concretizar um futuro de oportunidades para todos, onde os valores e os princípios do mérito pelo trabalho sejam sempre estimulados e apoiados. 
Tal como dissemos em campanha eleitoral temos o legítimo sonho de um município bem diferente daquele que hoje conhecemos. 
Um concelho com mais ambição, maior capacidade de ação e intervenção, mais projetos para o seu real e efetivo desenvolvimento. 
Desejamos um novo paradigma para Valença, capaz de mobilizar a sociedade em geral. 
Os valencianos terão de sentir orgulho em afirmar a suas raízes e a sua pertença para com esta terra.

Temos um notável património natural, um fantástico e apreciado património arquitetónico, que tudo faremos para elevar ao mais alto dos patamares - classificação UNESCO - e temos um imenso futuro pela nossa frente para fazer aquilo que tantos reclamam que seja feito: erguer uma nova visão política para um novo concelho de Valença, apostar na cidade comercial, desenvolver a cidade cultural, promover a cidade de mais e melhor emprego, afirmar a cidade para o turismo cultural, gastronómico e criativo, sem esquecer a cidade voltada para o seu rio Minho. 
Tendo como grande objetivo fazer de Valença a Cidade dos Encontros – uma cidade atrativa para investir e trabalhar e sedutora para viver e visitar. 

Queremos desenvolver uma agenda nos domínios da saúde, educação, coesão social e habitação, que crie ou potencie as condições necessárias ao bem-estar, à harmonia e à igualdade de oportunidades para todos os Valencianos. 
Queremos afirmar o Município como agente dinamizador da economia local e valorizando o tecido empresarial dos diversos setores de atividade.
A Câmara Municipal será um verdadeiro acelerador de investimento, fomentando o desenvolvimento de empresas num ambiente de transição digital o que contribuirá para a criação de emprego mais qualificado.
Queremos afirmar Valença como a capital da atividade cultural do Vale do Minho, através de uma agenda de eventos de qualidade, que valorize o seu vasto e rico património e a sua identidade histórica, com destaque para um grande evento de referência, para projetar nacional e internacionalmente a “marca Valença” nos mercados turísticos. 
Estando Valença em pleno centro da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza, pretendemos fortalecer a cooperação transfronteiriça, com destaque para a Eurocidade Valença-Tui. Queremos o Município como agente interventivo na criação de condições para o bom uso, ocupação e promoção do território e das suas potencialidades, para a proteção e valorização dos recursos naturais que suportam os nossos ecossistemas e para a requalificação do património histórico e de zonas degradadas. 

Queremos Valença na vanguarda da Juventude, do Desporto e do Associativismo. Afirmaremos o Município como um agente proactivo na formulação e aplicação de políticas que vão de encontro às reais necessidades dos jovens valencianos, ambicionando a sua fixação no nosso concelho, fomentando a sua emancipação e aproveitando todo o seu potencial, formação e competências para o desenvolvimento local. 
Fomentaremos o Desporto e a prática desportiva, através da disponibilização de uma rede de equipamentos desportivos adequada à necessidade dos valencianos, em geral, e dos clubes desportivos, em particular. 
Em parceria com as associações e coletividades valencianas, definiremos uma estratégia anual planificada e diversificada que permita a afirmação do Associativismo no concelho.
As freguesias vão ter uma linha permanente de colaboração com o executivo municipal, sendo que a sua autonomia vai ser reforçada.
Descentralizando competências e reforçando as transferências financeiras para poderem corresponder de forma mais imediata e eficaz às necessidades dos seus fregueses.

Caras e Caros Amigos,
Estas são algumas propostas que conduzirão aos projetos, obras e medidas que temos idealizadas para o desenvolvimento sustentado do concelho. 
Assumimos por inteiro e muito claramente as nossas responsabilidades, reiterando como prioridades a afirmação e o crescimento económico e social, assim como a defesa de uma Agenda de Desenvolvimento, Qualificação e Crescimento Económico de Valença, em sede do novo quadro de fundos comunitários que irá vigorar até 2030.

Não há tempo a perder.

Quero, no entanto, abordar algumas prioridades que assumimos perante os eleitores valencianos e pelas quais pugnaremos, já a partir de hoje.

A primeira delas prende-se com a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde, devolvendo a Valença o Serviço de Urgências. Já encetamos contactos com a tutela governamental tendo em vista a criação de condições para tornar este objetivo realidade.
A segunda relaciona-se com a empresa “Águas do Alto Minho”. Vamos solicitar todos os documentos que estiveram na base do contrato de adesão à ADAM e pedir parecer jurídico para que todos conheçamos a realidade contratual. Posteriormente, em conjunto com os munícipes, tomaremos a decisão mais adequada aos interesses de Valença e dos Valencianos. 
Outra prioridade é adequar a Estratégia Local de Habitação de Valença às necessidades dos jovens e das famílias de classe média, para além da requalificação dos bairros sociais.

Queremos, também, dar resposta à dificuldade de alojamento de centenas de jovens que estudam nesta Escola Superior. Trabalharemos, com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com a Escola Superior, para resolver esta situação e criar uma Residência Universitária em Valença. 
Isto para que não se perca nenhuma oportunidade no âmbito do PRR.

Caras e caros Valencianos,
Na nossa equipa, no nosso projeto, há muita ambição e uma inegável vontade para implementar um NOVO RUMO na história de Valença e dos Valencianos.
Temos um sonho à medida das aspirações de cada Valenciano para a sua terra. 
É um sonho desafiante mas condizente com a grandeza da história de Valença, da força coletiva do povo Valenciano, da identidade e das tradições que, ao longo dos séculos, nos trouxeram da Contrasta a Valença.
E, como dizia Fernando Pessoa, “o homem sonha e a obra nasce”! Nós sonhamos muito e estou certo que a obra nascerá. 
Estamos neste desafio por amor a Valença, conscientes das exigências do serviço público, e com a energia para dar um novo impulso à nossa terra, onde todos os sonhos se tornem realidade.

Contamos com a colaboração e participação de todos e cada um dos Valencianos para uma mudança tranquila e em liberdade, a começar na nossa casa, nos funcionários municipais que serão elementos ativos desta mudança. 
Vamos honrar o passado e construir um futuro comum no qual todos são necessários. Porque sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!

Obrigado a todos! Vamos ao trabalho!
JUNTOS POR VALENÇA, hoje e sempre!   
Viva VALENÇA!

José Manuel Vaz Carpinteira
Presidente da Câmara Municipal de Valença