Desfolhada à Moda Antiga Decorreu em Cerdal
Cerdal recordou a tradição da desfolhada, à moda antiga, nos passados dias 19 e 20 de outubro. Prova de vinhos novos, desfile da desfolhada, desfolhada, noite de concertinas e cantares ao desafio, almoço dos rojões e sarrabulho, tantos petiscos e animação proporcionaram um fim de semana de sabores e saberes para recordar.
A prova dos vinhos novos de Cerdal abriu o certame com vários produtores locais a concurso. No júri provadores / avaliadores do concelho, entre eles a vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier.
Seguiu-se o desfile da desfolhada, com o carro a chiar carregado de milho, puxado por duas vacas piscas, pelas ruas centrais de Bogim. Atrás seguia grande número de romeiros, vestidos à época, a cantar e a tocar modas antigas e não faltaram os cestos do farnel com os petiscos da merenda.
No grupo seguia o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, o Presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, o Presidente da Junta de Cerdal, Carlos Pereira, entre outras entidades.
No recinto o início da desfolhada foi uma grande festa, sobretudo, quando apareceram as primeiras espigas rainhas. As concertinas e as desgarradas foram dando o mote para uma festa que durou noite dentro. Não faltaram os bardeiros, uma meda e até o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
As tasquinhas envolveram a praça da desfolhada com tantos petiscos para saborear as belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho e os bolinhos de bacalhau.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões lotaram o salão de “Os Camponeses Minhotos” para saborear este prato emblemático da nossa gastronomia tradicional. A festa continuou, tarde dentro, animada pelo grupo “Almaviva”.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, destacou que “esta desfolhada tem a arte de nos remeter para uma das nossas mais emblemáticas tradições porque é feita com rigor e muita paixão, por isso, ano após ano, é um evento que atrai tanta gente da região”.