A Fortaleza de Valença Recebeu a Iniciativa “Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste”
A Fortaleza de Valença recebeu, na passada sexta-feira e sábado, a primeira edição dos Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste. Vinhos de Valença, do Minho e da Galiza estiveram expostos na Coroada para uma mostra vínica, acompanhada de gastronomia da região e uma programação diversificada.
Este evento, com várias componentes, como a mostra de vinhos, a Gala vínica, o Roteiro ‘Passaporte dos Vinhos’, pretendeu ser diferenciador na mostra, prova, experiência e compra de vinhos do Noroeste da Península Ibérica.
Esta primeira edição pretendeu realizar uma promoção conjunta dos Vinhos Verdes do Minho e das Rias Baixas, servindo como trampolim para a valorização dos produtores locais, que merecem ser promovidos e potenciados. A estes, juntou-se a promoção do rico patrimómio que Valença possui, com destaque para a Fortaleza de Valença e a sua rede museológica.
Gala Vínica
A gala vínica contou com produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade e proporcionou uma oportunidade de mostrar, provar e interpretar os vinhos presentes no certame, bem como elegeu os Embaixadores dos Vinhos do Atlântico 2024, escolhidos pelo conselho de provadores.
Roteiro Passaporte dos Vinhos
O Passaporte Vinhos do Atlântico superou as melhores expectativas com a presença significativa de curiosos pela descoberta de novos vinhos e a interpretação do património da Fortaleza de Valença: Esta experiência vínica teve provas incluídas e visita guiada à Fortaleza.
Músicas do Mundo e Blues
Os vinhos foram servidos ao som dos blues e músicas do mundo à noite, no palco do recinto, com a presença das bandas Ana Cris, Lene Soul Band, Jay Doe & Blues Preachers e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects oriundas de Portugal, Espanha e Itália e ainda do Combo Improviso da Academia de Música Fortaleza de Valença.