História das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso Espanhola conta-se em Valença

CM Valença 15 de Abril, 2023 0

História das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso Espanhola conta-se em Valença

O Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, inaugurou o Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, no passado sábado, no espaço do antigo Paiol do Açougue, na Fortaleza de Valença.

A história dos 1319 kms da fronteira que dá corpo à raia luso-espanhola e dos seus 75 conjuntos de fortificações, distribuídas por Portugal e Espanha encontra-se, neste espaço, em painéis, mapas, ecrãs táteis, espólio arqueológico das escavações realizadas na Fortaleza de Valença e até um fardamento do Regimento de Artilharia 4 de Valença.

No ato inaugural o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, manifestou a sua satisfação pela criação deste espaço que “qualifica a oferta turística cultural de Valença e reafirma a identidade da Fortaleza de Valença como uma joia da arquitetura militar, guardiã das páginas mais marcantes da história comum de Portugal e Espanha”.

Na sessão intervieram também, o Presidente do Turismo do Porto Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e o Secretário de Estado Turismo, Nuno Fazenda que presidiu à cerimónia e foram unânimes nas virtudes deste espaço para atrair novos turistas ao território.

Este centro de interpretação estará integrado numa rota que incluirá, ainda, centros de interpretação, a abrir em breve, em Almeida, Elvas e Marvão.

A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia tem, como principal objetivo, criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional, associado a uma candidatura de Património da Humanidade que está a decorrer em paralelo, criando-se uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.

Antecedeu à inauguração um desfile militar de época desde a capela militar do Bom Jesus, na Coroada, até ao Paiol do Açougue, com uma parada militar na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, a cargo do Grupo de Recriação Histórica de Almeida. Os militares e as damas de época encantaram os valencianos e visitantes.

Após a inauguração do centro de interpretação decorreram, no Baluarte de São João, as oficinas temáticas de balística, armas de infantaria, farmácia e trajes de época.

Tratou-se de uma excelente oportunidade para ver de perto como era preparada a pólvora, disparado um canhão, os cuidados médicos da época ou as particularidades do fardamento.