Conteúdo

Valença Quer Idosos a Melhor Envelhecer

Encarar o envelhecimento com dignidade e qualidade de vida

5 de setembro de 2016
Valença quer Idosos a “Melhor Envelhecer”
A Câmara Municipal de Valença e a Unidade de Cuidados na Comunidade, do Centro de Saúde de Valença, implementaram o projeto “Dinamizar para Melhor Envelhecer ”, junto da população do concelho, com mais de 75 anos.
Esta nova resposta social começou a 1 de Setembro e vai realizar um levantamento e diagnóstico das condições de saúde e sociais de todas as pessoas com mais de 75 anos. O projeto arrancou na freguesia de Boivão, percorrendo ao longo dos próximos meses todas as freguesias do Concelho.

A Unidade Móvel de Saúde é o suporte desta iniciativa, mantendo o mesmo modelo de funcionamento durante as manhãs, realizando serviços preventivos e de promoção da saúde a idosos com mais de 75 anos. Durante o período da tarde estará ao serviço da implementação do projeto “ Dinamizar para Melhor Envelhecer”, efetuando o diagnóstico de situação através da aplicação de questionários as pessoas com mais de 75 anos e seus cuidadores.

Numa segunda fase deste projeto está prevista a realização de ações de formação para os Cuidadores Formais e Informais, de modo a proporcionar aos seniores um envelhecimento saudável, ativo e com qualidade e sempre que possível mantê-los em contexto familiar e comunitário. Estas ações decorrerão nas juntas de freguesia.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade de Cuidados na Comunidade, do Centro de Saúde de Valença e pretende dar uma nova dinâmica à Unidade Móvel de Saúde e apostar em medidas que ajudem a encarar o envelhecimento com dignidade e qualidade de vida.

Adicionar comentário