Conteúdo

Fortaleza de Valença Merece ser Património Mundial

Para o Presidente da Association Vauban

26 de setembro de 2016
Fortaleza de Valença Merece ser Património Mundial
O presidente da Association Vauban, Alain Monferrand, considerou, hoje, em Valença que a Fortaleza apresenta-se como um dos expoentes mundiais de fortificações abaluartadas e merece ser considerado Património Mundial.
Alain Monferrand encabeçou uma delegação da Association Vauban, de França, que reúne alguns dos melhores especialistas mundiais em fortificações abaluartadas e que nos últimos dias estiveram a estudar a Fortaleza de Valença.

A visita de estudo, dos investigadores franceses, a Valença, prendeu-se com as características singulares do conjunto fortificado da nossa Fortaleza que é considerado um exemplo mundial da arquitetura militar abaluartada.

Com esta deslocação a Valença os especialistas franceses tiveram oportunidade de conhecer, estudar e avaliar o sistema de arquitetura militar da cidade no local. As visitas foram orientadas pelos técnicos da Câmara Municipal e da Universidade do Minho que acompanham a Fortaleza e a candidatura a Património Mundial.

O interesse da comunidade internacional na Fortaleza de Valença é crescente e corrobora o desejo da autarquia valenciana de um dia ver classificado este conjunto como Património Mundial, junto da UNESCO.

Recorde-se que a Fortaleza de Valença integra a candidatura das Fortaleza Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola inscrita já na lista nacional de Portugal.

Com esta deslocação estreitam-se os laços e esboçam-se parcerias entre a Câmara Municipal de Valença e a Association Vauban que vão trazer novos conhecimentos sobre a fortificação valenciana e contribuir para projetar, este legado histórico, à escala mundial. Em perspetiva está a integração da Fortaleza de Valença numa rede mundial de fortificações abaluartadas.

Adicionar comentário