Conteúdo

187 Mil Visitas, em 10 anos

no Núcleo Museológico

20 de novembro de 2018
O Núcleo Museológico de Valença comemora hoje, 20 de Novembro, 10 anos de portas abertas ao público. Este é um espaço que guarda e interpreta a memória histórica de Valença e é uma referência, de visita, para quem passa pela Fortaleza.
    Ao longo destes 10 anos recebeu a visita de 187 972 pessoas, de 72 nacionalidades, que apreciaram o espólio presente, bem como as 51 exposições temporais temáticas.

Exposições Temporárias
    O Núcleo, a funcionar na antiga Domus Municipalis, é constituído por uma Sala de Exposições Temporárias, no rés-do-chão, onde as mais diversas exposições tem mostrado as facetas mais marcantes e singulares da história valenciana.

A Fortificação Medieval
    No piso superior uma sala retrata a Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala da época. Uma sala que tem proporcionado muitas aulas de história aos alunos valencianos e das mais diversas proveniências, sobre a época medieval e a história e arquitetura militar.

Memórias Arqueológicas de Valença
    A sala de Arqueologia aborda a rica Proto-história, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média em Valença. Réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana, encontrada em Valença, são alguns dos principais atrativos.
    No edificio é possível, ainda, apreciar maquetas evocativas da primeira Guerra Mundial e das Invasões Francesas.

Adicionar comentário