Conteúdo

SEMINÁRIO “AS FACE(TA)S DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – CONHECER E DEBATER”

ESCE Valença

23 de novembro de 2018
A C.P.C.J. de Valença e o Projeto Recomeçar + perto organizaram o Seminário: "As face(t)as da violência doméstica - Conhecer e debater", em 23 de novembro, no auditório do CILV / ESCE Valença.
Numa linha de atuação conjunta, a CPCJ de Valença e o Projeto Recomeçar + perto (do Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Vila Praia de Âncora) organizou, no passado dia 23 de novembro, o Seminário: "As face(t)as da violência doméstica - Conhecer e debater", com o objetivo de consciencializar a comunidade quanto à sua responsabilidade aquando da sinalização, bem como a divulgação de boas práticas relativas ao acompanhamento articulado e sistémico das situações de violência doméstica que envolvem crianças e jovens.
A sessão de abertura do evento ficou a cargo de Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Cristina Oliveira, Diretora do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Viana do Castelo, Jorge Veríssimo, Diretor do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho e Filomena Caldas, Presidente da CPCJ de Valença.
Foram vários os profissionais que deram o seu contributo para este momento de reflexão, em representação de diversas entidades, nomeadamente Leandra Rodrigues (GAF – Viana do Castelo), Isabel Tristão (CAVVD/Recomeçar+Perto – Vila Praia de Âncora), Eva Santos (NIAVE), Ândrea Pereira (GAF), Álvaro Gomes (Centro de Saúde de Valença), Ana Barros (CPCJ – Viana do Castelo), Helga Castro (Consultora em Igualdade de Género e Manuel Álvarez Fernández (Coordenador de técnicos de menores do Serviço de Família, Infância e Dinamização Demográfica de Vigo).
Na impossibilidade de presença física, assistiu-se a uma apresentação em áudio visual de Catarina Marcelino, deputada da assembleia da República e ex-secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
A moderação dos vários momentos foi assegurada por Benvinda Gonzalez (Diretora do Centro de Emprego do Alto Minho), Elisabete Domingues (Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Valença) e Marta Mendes (Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga).
O encontro decorreu no Auditório Professor Lima de Carvalho, na ESCE-Valença e contou com a presença de cerca de 90 participantes, que felicitaram a organização pela iniciativa.

Adicionar comentário