Conteúdo

As Cinco Melhores Lampreias em Valença

Maior Festival da Lampreia Manteve Tradição e Qualidade

18 de março, 2019
Esta foi a oportunidade para saborear a lampreia, de tantas formas, no último fim de semana, no Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, em São Pedro da Torre, Valença.
No prato, com os cinco sabores, ou individual, a Lampreia à Bordalesa, o Arroz de Lampreia, a  Assada no Forno, a Recheada e a Seca, Valença ofereceu tantas formas.

Experiência Gastronómica Única
    Este festival foi uma oportunidade para quem gosta de comer lampreia, mas, também, para quem procura novos pontos de encontro onde se podem viver experiências gastronómicas únicas.

Sabores com Tradição
    Os modos de confecionar e apresentar a lampreia à mesa, seguem os princípios  do saber e da tradição desta comunidade de pescadores.

Festival Gastronómico Genuíno
    Este é um festival gastronómico genuíno onde todo o ciclo da lampreia, do rio ao prato, é acompanhada pelas mesmas pessoas, como sempre se fez em São Pedro da Torre. Um garante da qualidade, da tradição, mas também, da apresentação de modos de confeção genuínos.

Cozinheiros Especializados
    A  arte de preparar a lampreia tem saber, tradição e uma mão cheia de segredos. Cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões de saberes, que tem passado de geração para geração, são os artífices destes manjares.

A Melhor do Mundo - Lampreia do Rio Minho
    Este festival foi uma excelente oportunidade para deliciar-se com  uma boa lampreia do rio Minho considerada, pelos especialistas, a melhor do mundo.

Pesca Artesanal 
    Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade.