Conteúdo

Valença Regressa à Escola em Segurança

17 de setembro de 2020
Valença está empenhada em garantir as melhores condições para o regresso à escola.
Regresso em máxima segurança e com a melhor estabilidade possível é o objetivo do Município que está a implementar um conjunto de medidas extraordinárias que envolvem toda a comunidade escolar.

Para o Presidente da Câmara, Manuel Lopes “Queremos os nossos jovens seguros. Estes são tempos extraordinários, que requerem um olhar atento e uma resposta rápida do Município e um comportamento responsável de todos.” “Desejo que tudo corra bem neste regresso às aulas. Confio nos alunos, professores e funcionários, sei que estarão à altura deste desafio.”

Escolas Equipadas

Todos os jardins de infância e escolas básicas estão equipadas com tapetes de desinfeção à entrada. Uma medida complementada, ainda, com gel desinfetante e obrigatoriedade de uso de máscara, bem como e termonebulizadores nas salas de aula e wc's. Na Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho foram colocados 4 túneis de desinfeção nas duas entradas do estabelecimento.

Medidas rigorosas que pretendem proteger todos quantos entram nos estabelecimentos de ensino.

Viajar em Segurança

A rede de transportes escolares foi readaptada de modo a que sejam criadas as condições de segurança que a situação pandémica exige. Da escola sede sairão autocarros às 13h30 e às 17h45 de modo a evitar concentração de alunos.

Comer em Segurança

Os horários das refeições, nas cantinas escolares, foram alargados e escalados de modo a evitar aglomerações e contactos entre alunos de turmas diferentes.

Formação dos Funcionários

Os funcionários dos estabelecimentos de ensino receberam atempadamente formação especifica, por parte do Exército, para a aplicação das novas normas e procedimentos nos recintos escolares.

Aprender e Brincar em Segurança

As salas de aula foram readaptadas, com aquisição de novo mobiliário individual, de modo a ser aplicada a regra de distanciamento de segurança. Os horários dos intervalos serão desfasados de modo a que os contactos sejam reduzidos ao mínimo e se verifiquem só entre alunos da própria turma.

Estas são algumas das medidas extraordinárias que o Município de Valença está a implementar em parceria com o Agrupamento Muralhas do Minho e a Delegação de Saúde de Valença. Tudo para que o regresso à escola se faça em segurança e com as melhores condições possíveis, com a aplicação das medidas para controlo da transmissão em contexto escolar possíveis.

Adicionar comentário