Conteúdo

Novo Ano Escolar em Valença

Proporcionar as Melhores Condições a Alunos e Famílias

23 de setembro de 2020

Transportes e refeições escolares, prolongamento de horário, atividades de enriquecimento curricular, bolsas de estudo, manuais e fichas escolares são alguns dos apoios que o Município vai proporcionar aos alunos e famílias este ano letivo. As Aulas começam a 17 de setembro.

Transportes Escolares Grátis Até 12º

Os transportes escolares são assegurados pela Câmara Municipal. Este ano com reforço dos circuitos de transporte e das medidas de distanciamento, para garantir maior segurança aos nossos alunos. Serão, também, suportados os custos deste transporte, a todos os alunos até ao 12º ano.

Refeições Escolares

As cantinas escolares terão horários alargados de modo a garantir o distanciamento e cumprimento das regras de segurança. As ementas são monitorizadas para proporcionar refeições ricas e diversificadas em nutrientes. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos. Está informação está disponível no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares

Os livros também tem apoio municipal

O alargamento da oferta com a comparticipação dos livros de fichas escolares, aos alunos até ao 9º ano de escolaridade, desafoga a pressão financeira sobre as famílias no início do ano escolar. Uma medida complementar à oferta de manuais escolares.

Horário alargado com Atividades Complementares

O ano letivo 2020/21 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente inglês, expressão musical dramática e atividade física e desportiva, para os alunos do 1º ciclo, entre as 16h e as 17h.

O prolongamento de horário, nos Jardins-de-Infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. O pré-escolar contará com aulas de judo e dança rítmica, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia.

Um esforço para que todos tenham oportunidades

O combate ao insucesso escolar vai ser reforçado com ações alargadas do programa School 4All, com mais técnicos no terreno no apoio aos alunos com mais dificuldades.

Manutenção do Parque Escolar

A Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, procedeu à manutenção de todos os Jardins-de-Infância e Escolas básicas do concelho. Uma medida que pretendeu capacitar os estabelecimentos com as melhores condições para a receção aos alunos. A par decorre, já em fase final, a obra de renovação do complexo escolar da EB 2 e 3 de Valença.

2,6 Milhões Investidos em 2020 é a previsão na área da educação, sendo 720 mil euros diretos nas ações neta área e 1 milhão e 900 mil das obras do complexo da EB 2 e 3. A educação recolhe a grande fatia do investimento municipal.

Adicionar comentário