Conteúdo

Protocolo Entre a Câmara de Valença e a Cáritas Apoia Pagamento de Rendas, Luz, Água e Medicamentos

12 de fevereiro de 2021
Manuel Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, assinou hoje a renovação do protocolo entre o Município e a CÁRITAS Valença, no âmbito do trabalho inter institucional, em vigor desde 2016.
“Ajudar quem precisa é um ato de grande nobreza. O município, dentro das suas possibilidades, estará sempre disponível para ajudar e colaborar com a comunidade no combate às desigualdades sociais e no auxilio aos mais desprotegidos.
Valença e os valencianos, ao longo dos anos têm mostrado ser uma sociedade solidária. Fico feliz ao ver essa generosidade na nossa comunidade. Bem hajam.”
A necessidade deste protocolo surgiu devido ao elevado número de pedidos de apoio para o pagamento de rendas, luz, água e medicamentos.
Esta parceria veio complementar as soluções sociais já existentes na Câmara, traduzindo-se em respostas imediatas, a grande parte dos pedidos.
No ano de 2020 devido à situação da pandemia, esta resposta revelou-se de extrema importância, uma vez que o número de pedidos aumentou em 20%, tendo sido abertos 31 novos processos, correspondendo cada processo a um agregado familiar. Os apoios solicitados destinaram-se, na sua maioria, a fazer face às despesas com rendas de casa.
Desde a data de celebração do protocolo até ao presente momento, foram beneficiárias 150 famílias, que se encontram numa situação de vulnerabilidade social, provocada por desemprego ou que apresentam baixos rendimentos, nomeadamente beneficiários de pensões baixas.
O pagamento é encaminhado, diretamente, para as empresas prestadoras dos serviços ou arrendatários.
Para mais informações, contacte o número de Emergência Social do Município - 251 249 487, ou dirija-se aos Serviços de Ação Social, na rua Dr. Ilídio do Vale, nº 7, entre as 9h/12h30 e 13h30/17h.

Adicionar comentário