Conteúdo

Valença Recupera Património dos Caminhos de Santiago

1 de agosto de 2021
O Senhor dos Caminhos, em Fontoura, um dos principais símbolos do Caminho Português para Santiago, foi objeto de uma intervenção.
     O nicho, com o Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, foi protegido com películas anti raios UV e com um novo sistema de iluminação leds. Nova sinalética interpretativa explicativa do traçado e da importância deste cruzeiro foi, também, ser colocada no local.
     Está prevista, também, a produção de um desdobrável multilingue.
     A intervenção decorreu no âmbito do Plano de Ação Piloto dos Caminhos de Santiago do Alto Minho, através da Pilot Action do projeto CultRing, financiado pelo programa INTERREG Europe.
     Esta intervenção pretende dignificar um espaço memória para os peregrinos que já tinha sido objeto de uma grande obra em 2006, a cargo da Deutsche St. Jakobus - Gesellschaft (Sociedade Alemã do Apóstolo Santiago). Por essa época recuperou-se o cruzeiro / retábulo do Nosso Senhor dos Caminhos e criou-se a atual estrutura de proteção.
Valença Cidade dos Caminhos para Santiago
     Valença é o ponto de confluência do Caminho Português Central (bem como do Caminho das Torres que coincidem no mesmo traçado), bem como do Caminho Português da Costa.

Adicionar comentário