Conteúdo

Avança o Centro de Interpretação do Mosteiro de Sanfins

1 de agosto de 2021
A Câmara de Valença vai avançar com a construção do Centro de Interpretação do Mosteiro de Sanfins. A obra implica um investimento de 254 mil euros e prevê-se a sua conclusão para a primavera de 2022.
     Interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes / turistas, é o objetivo da construção deste centro de interpretação.
     Sala multiusos, sala de exposições, receção e instalações sanitárias, serão algumas das valencias do centro.
A estrutura, à base de granito e traves de madeira, pretende ser um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente. O novo espaço nascerá a partir do aproveitamento / revitalização da Casa dos Caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais.
     O Centro de Interpretação do Mosteiro de Sanfins pretende ser mais um passo no aproveitamento deste complexo, com 21 hectares, propriedade da Câmara Municipal. Nos últimos anos a autarquia procedeu à limpeza integral da quinta, desmatação de eucaliptos, reflorestação com espécies autóctones, criou o circuito de visitação dos Passadiços do Mosteiro, consolidou os muros da cerca, bem como de todo o edificado do complexo.
     Em Sanfins encontramos um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal. As primeiras referências reportam-se a 604 DC. Trata-se de importante exemplar de um românico com referências galegas.
     Esta obra, da responsabilidade do Município de Valença, vai ser financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020.

Adicionar comentário