Conteúdo

VALENÇA POSSUI 2 DESFIBRILHADORES (DAE) E 12 COLABORADORES CERTIFICADOS

30 de dezembro de 2021

O Município de Valença possui dois Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) utilizados em paragens cardiorrespiratórias e que tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular (FV) presente em 90% das paragens cardíacas.

Estes equipamentos têm a capacidade de efetuar a leitura automática do ritmo cardíaco e as condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o tórax do paciente.

Um dos equipamentos está instalado no Pavilhão Municipal, dando apoio aos seus utilizadores assim como aos utentes da Piscina Municipal e aos alunos do parque escolar de Valença desde o Pré-escolar até ao Secundário.

O segundo equipamento está situado no parque de estacionamento da Coroada, na Fortaleza de Valença, dando assim apoio à população em geral.


Estes equipamentos podem ser utilizados por 12 colaboradores do Município, portadores de competências adquiridas através de formação fornecida pela Cruz Vermelha Portuguesa.

O Município, atento e sensibilizado para esta realidade, vai avaliar a possibilidade de aquisição de novos equipamentos para instalação em espaços de elevada ocupação.

A morte cardíaca súbita é responsável, na Europa, por 300.000 vítimas anuais, constituindo, ainda antes do cancro e AVC, a primeira causa de morte.

Adicionar comentário