Conteúdo

10º ANIVERSÁRIO EUROCIDADE TUI-VALENÇA | 10 FEVEREIRO

8 de fevereiro de 2022
A Eurocidade Tui-Valença celebra o seu 10º aniversário, quinta-feira, 10 de fevereiro, com um conjunto de atos que se prolongam até dia 12.

A Cerimónia Protocolar Comemorativa contará com a presença de Nuno Almeida, diretor da AECT da Eurorregiao Galicia Norte de Portugal, Alfonso Rueda, vice-presidente da Xunta de Galicia, José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, Enrique Cabaleiro, alcalde do Concello de Tui e António Cunha, presidente da CCDR-Norte e presidente da Comunidade de Trabalho Galicia -Norte de Portugal.

O ato, que decorrerá na antiga Alfândega de Valença, a partir das 12h30 (PT) terá a assinatura do protocolo de cooperação entre a Eurocidade Tui-Valença e a AECT Galicia - Norte de Portugal que visa dar resguardo institucional ao conceito de Eurocidade.

Da parte da tarde, a partir das 15h30 (PT), decorrerá, no auditório da ESCE Valença, a Conferência “10 Anos da Eurocidade Tui-Valença: balanço e novos desafios” com intervenção de abertura a cargo de Jesús Gamallo, diretor de Relações Exteriores e com UE, Xunta de Galiza.

Seguem-se os painéis: “Eurocidades, o Papel na Coesão Territorial”; “A Cooperação Transfronteiriça e as oportunidades para a Galiza e o Norte de Portugal”; e “Dinâmicas Empresariais em contexto Covid19 e Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço”.

O programa prossegue no dia seguinte, 11 de fevereiro, a partir das 14h30 (PT), com a realização de visitas guiadas à Eurocidade.

Estão programadas visitas os Centros Históricos de Valença e Tui e espaços emblemáticos das duas cidades. O ponto de partida em Valença e a Loja de Turismo e em Tui o Posto de Turismo. As visitas são gratuitas, mediante marcação para os números 0034617498103 e-mail: biblioteca@tui.gal (Tui) e 251806020 e nmuseologico@cm-valenca.pt (Valença).


As cerimónias do 10º aniversário da Eurocidade encerram no sábado, dia 12, às 19h00 (PT) com um concerto da Orquestra do Conservatório de Tui e da Academia de Música da Fortaleza de Valença, no Teatro Municipal de Tui.  A entrada é gratuita com reserva de bilhetes em www.tui.gal

“A EUROCIDADE VALENÇA -TUI NÃO SE SENTE, VIVE-SE!”

Tui e Valença são duas cidades da Galiza e Norte de Portugal que o rio Minho une pela centenária ponte internacional desde 1886. O seu património e história são símbolos seculares de união e prosperidade comum.

A Fortaleza setecentista, um rico e vasto património edificado sobre o Minho é agora símbolo da modernidade e da tradição no comércio local. A rede museológica alberga as heranças do passado e os feitos de nobres valencianos que elevam o nome da cidade. O centro histórico de Tui, um dos mais atrativos da Galiza, revela nas suas ruas, de herança medieval, testemunhos de séculos de história.

Anualmente, muitos são os eventos culturais e desportivos promovidos na Agenda da Eurocidade, com o intuito de promover a cooperação e os valores europeus e construir seja um espaço singular, um exemplo de cooperação na Europa, através de um relacionamento impulsionado na cidadania europeia. O projeto Unicidade é cofinanciado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020.

Adicionar comentário