Conteúdo

APRESENTAÇÃO DO LIVRO 'GASTRONOMIA DE VALENÇA' | DE JOÃO GUTERRES

Uma viagem pelas receitas com história

15 de fevereiro de 2022
A Câmara Municipal de Valença vai apresentar, publicamente, o livro “Gastronomia de Valença – Receitas com História”, de João Guterres, quinta-feira dia 17, às 21h00, no Salão Nobre do Arquivo Municipal, inserido nas comemorações do Feriado Municipal de Valença.
Tendo por base o Perico, fruto típico de Valença, João Guterres proporciona uma viagem gastronómica pela história, tradição, usos e potencialidades deste fruto genuinamente único e valenciano. Doze receitas foram estudadas e testadas para dar novas potencialidades gastronómicas ao perico.

O livro viaja, ainda, pelas receitas mais emblemáticas de Valença desde o pão, às sopas, aos pratos de peixe, de carne (caça, aves, porco e vaca) e naturalmente à rica doçaria.

A obra apresenta, também, uma referência especial para os pratos e petiscos das festas e romarias de Valença.

A publicação contou com a participação especial da Chef Amaya Guterres, que confecionou e testou todas as receitas apresentadas neste livro.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, esta obra permite “manter a genuinidade dos produtos locais e das receitas tradicionais, bem como abre portas à inovação e à criatividade que garantirá o futuro da nossa gastronomia”.

Para João Guterres, “muito mais que um simples livro de receitas, aqui contamos histórias, de pessoas, de lugares… Histórias das nossas gentes, da nossa terra, seus costumes e tradições… Expondo de forma simples e clara um registo do conhecimento adquirido pelas gerações passadas e da gastronomia local e tradicional... Permitindo a Valença, potencializar o seu valor gastronómico”.

Para além de constarem em livro os interessados podem consultar as receitas online, através do site: https://gastronomiadevalenca.com/

A obra é uma edição da Câmara Municipal de Valença financiada pelo programa europeu Norte 2020.

Adicionar comentário