Conteúdo

1160 Bikes na Eurocidade Tui Valença BTT

17 de março de 2022

A Eurocidade Tui Valença será a capital ibérica do BTT este domingo, 20 de março, com a participação de 1160 bikes, na nona edição desta prova internacional não competitiva.

     A apresentação pública do evento decorreu hoje, na Pousada de SãoTeotónio, em Valença e contou com a presença do Vereador do Desporto de Valença,Arlindo Sousa, do Alcalde de Tui em funções, Rafael Estévez, do presidente da Federação Galega de Ciclismo, Óscar Sánchez e do presidente da Peña Ciclista Biciosos Rias Baixas, Eduardo Fernández.
     O ponto de partida da prova está marcado para a avenida da Juventude, em Valença, às 8h (PT) deste domingo  e a meta estará instalada na Praça da República, na Fortaleza de Valença. A chegada das primeiras bikes programa-se para o fim da manhã.
     Duas cidades, dois países, o rio Minho, a Fortaleza de Valença, a Catedral e Centro Histórico de Tui, o Parque Natural do Monte Aloia e o Monte do Faro e a ponte centenária internacional são alguns dos pontos naturais e patrimoniais emblemáticos por onde se vai desenvolver o percurso.
    A prova terá dois circuitos permitindo a participação de todos os aficionados ao BTT, desde os iniciados até aos mais experientes. O primeiro circuito conta com um percurso curto de 43 Km (de dificuldade física média-alta com o desnível de 1200m), o segundo, mais longo terá 70 Km (dificuldade física alta e técnica média com o desnível 2000 m).
     Atletas oriundos de toda a Península Ibérica são esperados nesta prova que é já uma referência para a modalidade em Portugal e Espanha.
     Para os acompanhantes a organização preparou um percurso pedestre ribeirinho, junto ao Minho, por  Valença e  Tui.
    A organização é  da Eurocidade Tui Valença e da Peña Ciclista Biciosos Rias Baixas, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Valença, Cruz Vermelha de Valença, Guarda Nacional Republicana, Policia Municipal de Tui, Proteção Civil de Valença e Tui, Federação Galega de Ciclismo entre muitas outras entidades e patrocinadores. A prova é financiada pelo programa INTEREG.

Adicionar comentário