Conteúdo

FESTIVAL GASTRONÓMICO SABORES DA LAMPREIA VOLTARÁ EM 2023

18 de março de 2022
O Município de Valença, a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, a Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho e a Comissão de Festas de São Pedro da Torre decidiram, em conjunto, não realizar a 11ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, que estava previsto para este fim-de-semana.
É com muita pena que se anuncia esta decisão, inevitável devido à escassez de lampreia no Rio Minho, na presente época de pescas, que a levou a atingir preços exorbitantes.

Desta forma, seria incomportável financeiramente a realização do festival e iria contra a democratização a que preside este festival, obrigando a um aumento exponencial do preço cobrado pelos diversos pratos deste ciclóstomo.

Uma vez que a essência deste festival é a democratização do acesso ao consumo da lampreia, a preços acessíveis, e que nas condições presentes tal não seria possível, esta é a decisão que consideramos mais sensata.

Os organizadores deixam, no entanto, nota, que o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” regressará em força em 2023, na freguesia de São Pedro da Torre, em Valença.

Até lá, desenvolveremos, brevemente, duas ações que visam a valorização da Lampreia do Rio Minho como um produto gastronómico de excelência do nosso concelho e da nossa região, deixando água na boca para o que virá em 2023: a Mostra Profissional, dedicada à preparação, transformação e técnicas da confeção da Lampreia; e o Concurso Culinário - Novos Sabores da Lampreia destinado à elaboração e confeção de propostas culinárias singulares deste ciclóstomo. 

Anote já na sua agenda: voltaremos em 2023 para o 11º Festival Gastronómico Sabores da Lampreia.

Até breve, apreciadores da lampreia!

Adicionar comentário