Conteúdo

VEREADOR DA EDUCAÇÃO REUNIU COM DGESTE, UNISELF, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

20 de março de 2022
Arlindo Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença,, promoveu um conjunto de reuniões para avaliar o serviço de alimentação dos alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
A ronda de encontros iniciou-se com duas técnicas nutricionistas da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE), que avaliaram as ementas servidas aos alunos das nossas escolas e visitaram a cantina da Escola Secundária, transmitindo informações alusivas à confeção e empratamento das refeições às cozinheiras e ajudantes de cozinha.

Seguiu-se uma reunião com a empresa fornecedora dos alimentos dos nossos refeitórios escolares, Uniself, à qual se exigiram garantias da prestação de um serviço competente no abastecimento de matéria-prima de qualidade e na criatividade na elaboração das ementas.

Depois, foi realizado um acompanhamento das refeições e um almoço no refeitório da Escola EB 2,3/S do Agrupamento, seguindo-se nova reunião com o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença, Carlos Amoedo, e a Diretora do Agrupamento de Escolas, Olinda Sousa, para discutir as conclusões extraídas deste leque de encontros de trabalho.

O Município de Valença irá diligenciar esforços no sentido de:
•    Rever e avaliar o Caderno de Encargos com a atual empresa de fornecimento das nossas cantinas escolares, a Uniself;
•    Capacitar os nossos assistentes operacionais de cozinha e fiscalizar periodicamente o funcionamento dos refeitórios;
•    Capacitar os Técnicos de Educação do Município para um acompanhamento adequado de todas as escolas do concelho;
•    Criar uma caixa de sugestões/reclamações nas cantinas escolares, onde os alunos possam opinar sobre a alimentação que lhes é disponibilizada;
•    Estabelecer um conjunto de normas de monitorização das refeições escolares por parte dos representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas.

A alimentação e o bem-estar das nossas crianças e jovens, em contexto escolar, são uma prioridade do Município de Valença!

Adicionar comentário