Conteúdo

VALENÇA RECEBE A FINAL DO CORTA-MATO ESCOLAR NACIONAL

25 de março de 2022
Decorre no próximo dia 1 e 2 de abril, sexta-feira e sábado, em Valença, a final do Corta-Mato Escolar que marca o regresso das provas nacionais do Desporto Escolar. Sendo uma das provas mais emblemáticas do Desporto Escolar em Portugal, o Corta-Mato Escolar Nacional reúne os alunos apurados nas provas escolares locais e regionais.
Assim, Valença, no próximo fim de semana, irá receber a alegria e entusiasmo de cerca de 700 alunos e 150 professores que viajarão de todas as partes do país, para participar nesta final nacional.

Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “este evento enche-nos de orgulho e, simultânea responsabilidade, por recebermos perto de um milhar de jovens de todo o país para a realização de uma das provas rainhas do Desporto Escolar na Fortaleza de Valença, o nosso ex-libris patrimonial, histórico e identitário”.

Já o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, assume que este é “um momento esperado por toda a estrutura do Desporto Escolar, assumindo-se como uma festa do desporto e do atletismo escolar, sendo que implicou o envolvimento de milhares de alunos e de professores em todo o país".

No primeiro dia do evento, para além da receção das comitivas de alunos e professores que vão encher as ruas de Valença, teremos a Cerimónia de Abertura, que se realizará pelas 21h00, no pavilhão nº 1 de Valença, na qual estará presente toda a comunidade escolar envolvida nesta final, bem como, inúmeras personalidades representativas do sector da Educação, do Desporto e do Município. 

No dia 2 de abril, a partir das 9h00, teremos a o Corta-Mato propriamente dito, com os atletas que vão competir nas Muralhas da Fortaleza de Valença, esperando-se assim uma manhã muito animada em terras minhotas.

O Corta-Mato Nacional é uma das mais importantes provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar. De destacar a importância que o mesmo teve para alguns atletas referência no contexto do desporto nacional como é o caso da Marta Pen ou Patrícia Mamona.​

Esta competição é organizada pela Direção-geral de Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Norte (Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte), sob a coordenação da Direção-geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), contando ainda com o importante apoio na coprodução da Câmara Municipal de Valença.

Adicionar comentário