Conteúdo

VALENÇA RECEBEU A FINAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA DO ALTO MINHO

2 de maio de 2022
O auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença recebeu a 15ª Final Intermunicipal do Alto Minho do Concurso Nacional de Leitura na passada sexta-feira, 29 de abril.
Em Valença foram apurados os oito melhores alunos, do distrito, para a final nacional que vai decorrer, em Almada, em 4 de junho. Estes alunos foram selecionados de um grupo de 35 numa prova presencial escrita, em representação de todas as escolas do Alto Minho, dos níveis básico do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário.

Pedro Xavier Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, foi um dos vencedores e irá representar Valença e o Alto Minho na grande final nacional.

Para Arlindo Sousa, vereador da educação da Câmara Municipal de Valença, “despertar nos mais jovens os hábitos de leitura é um desígnio que devemos perseguir, seja em contexto escolar ou familiar, tendo em vista o perfeito domínio da língua portuguesa ao longo das nossas vidas. Creio que esse objetivo foi conseguido através desta iniciativa”.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que se organiza em diferentes fases: Escola/ Municipal/ Intermunicipal/ Nacional. Em cada fase há atividades de leitura e apuramento de concorrentes para a fase seguinte. 
A dinamização do concurso, nas suas diferentes fases de implementação, ficou a cargo das bibliotecas, como espaços privilegiados de estímulo à leitura.

Este concurso  tem como objetivo principal incentivar o gosto e o prazer da leitura, junto dos mais jovens, potenciando a melhoria do domínio da língua portuguesa, da compreensão na leitura e reforçar os hábitos de leitura na comunidade. 

Adicionar comentário