Conteúdo

Arquivo de Valença Recebe o Nome de Alberto Pereira de Castro

4 de maio de 2022
O Arquivo Municipal de Valença passará a chamar-se Alberto Pereira  de Castro e a respectiva cerimónia decorrerá sábado, 7 de maio, às 15h00.

Após o descerramento do novo nome, na fachada principal do edifício, decorrerá, no salão nobre, a sessão solene com apresentação do último livro do Major Alberto Pereira de Castro  “A verdadeira história da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Valença do Minho”.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Vaz Carpinteira  ”este é um ato de reconhecimento ao Major Alberto Pereira de Castro por uma vida de amor a Valença, de que resultou uma vasta obra dedicada ao concelho, à sua história, à sua identidade e cultura”.
Alberto Magno Pereira de Castro foi Major da Guarda Nacional Republicana, Presidente da Câmara Municipal, historiador e homem da cultura e um marco da identidade valenciana, dos valores e história deste concelho.
Contudo, é na sua paixão pela história, cultura e identidade valencianas que mais se notabilizou, tendo deixado uma vasta obra de investigação publicada em livro e nos mais diversos órgãos de comunicação regional, de que se destacam: “Valença do Minho nas Guerras da Restauração (1995); “A Igreja de Santo Estêvão e a Formação da Colegiada” (2000); “Valença do Minho na Revolução dos Marechais- o cerco à Praça - Forte em 1837”(2006); “A Praça – Forte de Valença do Minho”, 4ª edição (2013); “As Gerações Valencianas”, Volume I (2007) e II (2015); “Valença do Minho – Terra, Gente e Património” (2010); "Páginas Soltas da História de Valença do Minho" (2019); "Livro da Clerezia Valenciana", (2017); "Inventário da Heráldica do Concelho de Valença do Minho" (2014).
O Major Alberto Pereira de Castro deixa, ainda, um importante legado nos Caminhos de Santiago por ter sido o primeiro a impulsionar, em 1994, o estudo, a investigação e a sinalização dos primeiros troços desta via secular em território português.  Um marco de identidade de Valença, de percurso de fé, mas, também, uma ancoragem turística fundamental para o concelho.
A atribuição do nome de Alberto Pereira de Castro ao Arquivo Municipal é o primeiro ato oficial da evocação dos 25 anos da criação do arquivo, precisamente pelo então Presidente da Câmara, Major Alberto Pereira de Castro.
A cerimónia é aberta a toda a população.

Adicionar comentário