Conteúdo

Ponte da Veiga da Mira  Já Está Restaurada

23 de maio de 2022

A ponte da Veiga da Mira já está restaurada, recuperando a dignidade e imponência original, sobre o regato de Cerdal, em plena travessia do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

    A intervenção constou do reposicionamento das guardas da ponte, bem como a estabilização de algumas lajes suporte. Todas as juntas foram picadas e retificadas com argamassa própria. Na base da ponte foram retificados e reforçados os muretes / contrafortes de estabilização da estrutura. Toda a área envolvente mereceu uma intervenção de limpeza de fundo.
    A obra foi executada pela Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão e Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e contou com o acompanhamento de técnicos da Direção Geral da Cultura do Norte e dos Serviços de Arqueologia do  Município de Valença.
     Esta ponte tem sido alvo de sistemáticos atos de vandalismo, nomeadamente os constantes derrubes e deslocações das guardas da ponte. Desta vez parte das guardas da ponte da Veiga da Mira foram danificadas e retiradas do seu  local original.
    A ponte da Veiga da Mira faz a ligação de São Pedro da Torre para Cristelo Côvo,  é ponto de  passagem da Ecopista do Rio Minho e do percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. 
    A ponte é uma referência de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo e até do próprio concelho, pelo seu elevado valor patrimonial e de identidade cultural, tratando-se de um exemplar único de engenharia, de período medieval.

Adicionar comentário