Conteúdo

Estação de Ganfei Abraça Projeto Turístico Revive Natureza

24 de maio de 2022

O edifício da Estação de Ganfei encontra-se a concurso, no âmbito do projeto Revive Natureza. Até setembro, os interessados podem apresentar proposta para a exploração, na vertente turística, deste imóvel, ao IP Património.

     A cerimónia de lançamento deste e mais 9 concursos, para atribuição de direitos de subconcessão de imóveis do domínio público ferroviário, ao abrigo do Fundo Revive Natureza, decorreu hoje, 24 de maio, em Ganfei e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
    Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta é uma excelente notícia para a recuperação de património ferroviário emblemático devoluto há três décadas e para a potencialização da Ecopista do Rio Minho, uma das melhores vias verdes da Europa.”
    A cerimónia contou, também, com a presença do Presidente do Conselho de Administração do IP Património, Carlos Fernandes, e do Presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos, Pedro Moreira.
      Acompanhados pelos presidentes da Câmara de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira e de Monção, António Barbosa, a comitiva realizou o percurso entre Cortes (Monção) e Ganfei (Valença) em bicicletas elétricas e tiveram, ainda, a oportunidade ver as potencialidades dos imóveis de Friestas e Verdoejo, em Valença.
    Ao fim de 33 anos, sem qualquer utilidade, o edifício da Estação de Ganfei ganha agora a oportunidade de ser recuperado e colocado de novo ao serviço da comunidade.
      A concurso encontra-se o antigo edifício de passageiros, o cais coberto e as instalações sanitárias com uma área bruta de 209m2. Saiba mais informações sobre a apresentação de propostas em http://www.revivenatureza.pt ou contacte revivenatureza@turismofundos.pt
     A Câmara Municipal de Valença espera que os edifícios da Estação de Friestas e Verdoejo possam entrar, em breve, neste projeto Revive Natureza e voltar a ganhar novas vida e funções.

Adicionar comentário