Conteúdo

Veículo Elétrico, sem Condutor, Coloca Valença e Tui na Vanguarda da Tecnologia

30 de maio de 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, realizaram, esta semana, uma viagem pela Ponte Internacional Centenária Valença - Tui, num veículo autónomo (sem condutor).

Decorreu no âmbito do projeto Shuttle, desenvolvido e construído pelo CTAG que está a realizar os primeiros testes, de uso de Vulnerable Road User ( VRU) e Remote Driving (RD), em estrada reais, de um veículo autónomo e conectado no ãmbito do projeto 5G MOBIX.
     Nestes testes do projeto europeu 5GMOBIX está a ser analisado o impacto na condução e funções autónomas das novas implantações de rede 5G em ambientes fronteiriços.
     Após a demonstração realizada, o CTAG pretende apresentar uma proposta aos municípios de Valença e Tui para que possam ter, no futuro, este serviço de shuttle (vaivém) autónomo e sustentável a realizar, regularmente, ligações turísticas entre os dois centros históricos.
     Desta forma, ambas as cidades estão na vanguarda tecnológica em termos de CCAM (Cooperative and Connected Autonomous Mobility). Nesse sentido, este projeto poderá fazer parte da Agenda Urbana da Eurocidade Tui-Valença, em concreto no objetivo número 5 que favorecer a proximidade e a mobilidade sustentável. 
     Já em outubro de 2021 foi realizada uma demonstração deste projeto, com os delegados da Comissão Europeia na Ponte Internacional. O impacto nestes revisores e parceiros da Comissão Europeia que estiveram presentes foi tão positivo que solicitaram que o Evento Final do projeto fosse realizado neste mesmo local. 
     Este evento está previsto para setembro de 2022 e contará com a presença de representantes técnicos e especialistas neste tipo de tecnologia de vários países (França, Alemanha, Finlândia, Holanda, Bélgica, Grécia, Turquia, China, Coreia, Portugal e Espanha).
     O principal objetivo do 5G-MOBIX é lançar as bases para a implantação de serviços e aplicativos 5G CCAM e dar um forte impulso em ambos os países (Portugal e Espanha) para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de ITS. 
São parceiros deste projeto, entre outros, a NOS, Telefónica, Nokia, Siemens, Infraestruturas de Portugal, Dirección General de Tráfico, entre outros.

Adicionar comentário