Conteúdo

FESTIVAL “TOCA TUNA FORTALEZA” ELEVOU ESPÍRITO ACADÉMICO DE VALENÇA

31 de maio de 2022
O espírito académico brindou a cidade de Valença, no último fim de semana, com o primeiro festival de tunas mistas “Toca Tuna Fortaleza”, com a atuação de tunas de várias universidades portuguesas e de um grupo de fados de Valença.
Sexta à noite o Jardim Municipal encheu para ver e ouvir a primeira Serenata Académica, no Coreto. As toadas clássicas e originais, à capela, marcaram a noite valenciana.

No sábado, durante o dia, o ambiente académico saiu à rua num grande envolvimento com a comunidade, com atuações em várias instituições e praças de Valença e Tui.

Sábado, à noite, o auditório da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença acolheu o que foi o primeiro Festival de Tunas de Valença “Toca Tuna Fortaleza”. Casa cheia para este momento histórico da comunidade académica da ESCE e para Valença.

A grande vencedora do festival foi a RaussTuna - Tuna Mista de Bragança do IPB. Num festival que contou, ainda, com as atuações das tunas Estudantina Universitária de Viseu, Tuness - Tuna da Escola Superior de Saúde do IPVC, VemTuna - Tuna Mista da Escola Superior de Educação do IPVC, Hinoportuna - Tuna Académica do IPVC e da TUNESCE - Tuna da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença. O festival abriu com a atuação especial do Grupo Fados & Tal de Valença.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, “Valença tem espírito académico! Concretizar este festival foi mais um passo na afirmação da ESCE e de Valença. A ESCE é um pilar estruturante do desenvolvimento, da vida social e cultural deste concelho. A TUNESCE  a ESCE estão de parabéns por este fantástico festival, em 2023 cá estaremos!”

Para o Município de Valença este evento nasceu para permanecer como um marco anual do espírito académico na cidade, num ano de recomeço, pós pandemia e em que a ESCE, já com uma comunidade estudantil que supera os 650 alunos, comemora 20 anos de vida em Valença.

Este festival foi organizado pela Câmara Municipal de Valença em parceria com a Tunesce.

Adicionar comentário