Conteúdo

Convívio da Comunidade Ucraniana em Valença

31 de maio de 2022

A Câmara Municipal de Valença promoveu um convívio entre a comunidade ucraniana residente e a recém chegada, no último domingo, 29 de maio, durante a tarde, no edifício a União de Freguesias, em Arão.

     Integrar os ucranianos recém chegados na comunidade residente e na sociedade valenciana, dando a conhecer os elementos que já vivem em Valença, alguns há já duas décadas, foi o grande objetivo deste convívio.
    Neste encontro marcaram presença representantes das várias instituições e serviços locais que tem estado a trabalhar no acolhimento a estes refugiados, nomeadamente o Centro de Emprego, o Centro Qualifica e o Centro de Saúde de Valença.
    Para a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que marcou presença no evento, “a sociedade valenciana tem dado uma resposta excecional no acolhimento aos recém chegados e mostrado um grande espírito altruísta”.
     A Câmara Municipal, em parceria com o projeto Qualifica, com o Centro de Saúde, a Segurança Social, o IEFP, os demais serviços públicos e a comunidade em geral tem dado uma resposta de integração da comunidade recém chegada, nos mais diversos níveis.
     O convívio foi animado pelo Rancho Folclórico de Friestas que deu a conhecer as nossas tradições à comunidade ucraniana e proporcionou uma tarde de alegre convívio.

Adicionar comentário