Conteúdo

TEATRO "A PERTURBAÇÃO DO CIDADÃO EXEMPLAR"

Local
Antiga Fábrica Durães - Gandra

Data
23/07/2022

Hora
21h30

SINOPSE

Um cidadão exemplar é um sujeito polido, higiénico, sem manchas negras, avesso a conflitos e um feliz respeitador de regras. Um cidadão exemplar não tem tempo porque tem a vida cheia, preenchida, sem buracos na existência. Cada vez mais cheia, mais preenchida, mais sem buracos para existir. Não tem espaço para duvidar porque não tem tempo para questionar. É afirmativo, definido, muito bem resolvido. Um cidadão exemplar não consegue parar. Porque parar é morrer e isso não pode ser. Mas não sabe dançar. Tem o corpo ressequido, o cérebro aturdido. Falta-lhe ginga na anca e fome na pança. Um cidadão exemplar não sabe dançar. E talvez isso o possa matar.”

Tomando como inspiração uma das estórias mais célebres de Herman Melville, Bartleby, este espetáculo coloca em arena de combate o conceito de trabalho, tal como hoje o conhecemos. Celebra-se o ritmo como força pulsante e formadora de humanidade, num mundo-máquina desprovido de corpo-animal.

Neste espetáculo com encenação e direção artística de Joana Magalhães, conta-se a estória desta perturbação, fazendo suar o discurso no corpo dos atores, ao ritmo frenético de uma bateria.

FICHA ARTÍSTICA

Encenação e direção artística: Joana Magalhães

Dramaturgia: Joana Magalhães, com excertos de textos de Gonçalo M. Tavares (A perturbação do Cidadão Exemplar), Ricardo Neves-Neves (A ilha do desporto) e Rui Pina Coelho (Estética, resistência e melancolia) e Bob Black (A abolição do trabalho).

Interpretação: Beatriz Valentim, Catarina Luís, Dinis Duarte, Rui Mendonça e Luís Filipe Silva

Composição Musical: André Nunes e Francisco Beirão

Músicos: André Nunes e Francisco Beirão

Apoio ao movimento: Ana Isabel Castro e Maria Antunes

Cenografia: Cristóvão Neto

Figurinos: Paula Cabral

Desenho de luz e som: Vasco Ferreira

Execução de cenografia: Bárbara Amen, Leonor Gomes, Maria Inês Campos

Execução de figurinos: Beatriz Prada e Maria Costa



Entidade organizadora
Município de Valença

Mais informações
251 800 330

Web
www.comediasdominho.com