Conteúdo

VALENÇA HOMENAGEOU OS COMBATENTES VALENCIANOS MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR

26 de junho de 2022
A Câmara Municipal de Valença homenageou, esta manhã, os 10 combatentes valencianos mortos na Guerra do Ultramar. A cerimónia começou com uma missa pelos combatentes, na Capela Militar do Bom Jesus, na Coroada.
O ato contou com a presença de familiares dos combatentes, do Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, dos elementos da Comissão de Valença para o Memorial e de representantes de várias delegações da Liga dos Combatentes.

De seguida, procedeu-se à inauguração do Memorial aos Combatentes situado no Campo de Marte.

José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença referiu que "hoje não é um dia qualquer. É um dia de reconhecimento aos combatentes valencianos que, abnegadamente, derramaram sangue, suor e lágrimas pela sua pátria, na Guerra do Ultramar".

Concluiu, dizendo que "este memorial é, como tal, muito mais que um monumento de homenagem. É uma lição de aprendizagem para as gerações mais jovens, às quais temos a obrigação moral de transmitir de quem tão bem conhece a relevância de valores como a solidariedade, o mérito, a honra, a família e o País".

No final da cerimónia foram inauguradas as exposições “Operação de Paz em Zona de Guerra”, em cartoons e "Operações de Apoio à Paz e Missões Humanitárias", situadas no Paiol de Marte.

Adicionar comentário