Conteúdo

Valença Promoveu Semana Dedicada ao Ambiente

25 de junho de 2022
A Câmara Municipal de Valença e a Valorminho promoveram a Semana do Ambiente com várias ações de sensibilização junto da comunidade.

     A primeira ação foi a caminhada interpretativa “Alterações na Paisagem” que pretendeu dar a conhecer as espécies que, ao longo dos tempos, foram introduzidas na nossa paisagem mas não são endógenas dos nossos ecossistemas, bem como as alterações urbanísticas que foram moldando o espaço visual. A caminhada decorreu desde a Fortaleza até ao antigo Colégio Português.
     Depois, uma das grandes prioridades desta Semana do Ambiente, foram as escolas, com as ações de sensibilização "O Ambiente é nosso" e “Flora e a Carta mais importante do Mundo”. A importância da preservação dos ecossistemas, da preocupação com a sustentabilidade ambiental e a reciclagem foram algumas das mensagens dominantes destas ações.
      Outra ação de sensibilização foi a que levou os presidentes das juntas de freguesia a visitar as instalações do Aterro Sanitário do Vale do Minho, em São Pedro da Torre, onde ficaram a conhecer, de perto, todo o processo de recolha, tratamento, armazenamento e reciclagem dos resíduos. A visita foi acompanhada pela vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier e orientada pelos responsáveis da Valorminho, entidade gestora do aterro. Com esta visita a autarquia pretendeu, também, proporcionar um canal direto entre as juntas e a Valorminho de modo a que se otimizem e reforcem os pontos de recolha seletiva nas freguesias.
      Outro dos dias foi dedicada à sensibilização, porta a porta, junto dos estabelecimentos comerciais da cidade, sobretudo, junto das unidades de restauração, cafés e pastelarias. Reforçar a reciclagem junto dos grandes produtores de resíduos é vital, bem como incentivar ao uso correto de contentores.
      Para Ana Paula Xavier, Vice-presidente da Câmara Municipal, “estas ações pretendem contribuir para a sensibilização da comunidade e dos vários setores da atividade económica para a necessidade da utilização correta dos contentores de resíduos e a importância da reciclagem. Valença quer uma cidade e um concelho mais limpo e amigo do ambiente e nessa tarefa todos podemos e devemos dar o nosso contributo”.

Adicionar comentário