Conteúdo

A Arte no Caminho de Santiago em Valença

3 de julho de 2022

Os peregrinos que percorrem o Caminho Português para Santiago de Compostela já podem apreciar a intervenção artística “Pedras do Caminho”, de Dinis Ribeiro, na Encosta de São Sebastião, na Fortaleza de Valença.

     A obra foi inaugurada no passado sábado, com a presença do escultor Dinis Ribeiro, bem como dos Presidentes de Câmara de Valença e de Guimarães e de numerosas entidades da região. A sessão foi brindada com a atuação do maestro Vitorino d´Almeida ao piano.
     Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “esta é a primeira de várias obras de arte que a Câmara Municipal pretende colocar no espaço público. Esta obra qualifica a entrada do Caminho Português de Santiago na Fortaleza de Valença”.
     Para Dinis Ribeiro a instalação pretende projetarr "as dificuldades de peregrinar, que são vividas por homens e mulheres que seguem na direcção de Santiago de Compostela, todos anos e durante uma boa parte de cada ano, naturalmente com a ideia de pedir ajuda para as dificuldades das suas vidas."
     A instalação artística consta de três pedras graníticas ovais, com mais de seis toneladas cada uma, pintadas com cores primárias, em que predominam o preto, azul, vermelho e amarelo utilizando o esmalte industrial como tinta.
     A intervenção, em pleno percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, insere-se no projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha”.
      O projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha” é promovido pelo consórcio MINHO IN que integra os 24 municípios do Minho e tem direção artística da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Zet Gallery.

Adicionar comentário