Conteúdo

Ministro das Infra-Estruturas e Habitação em Valença na Viagem Inaugural das Carruagens Arco da CP

28 de julho de 2022

O Ministro das Infra-Estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve hoje em Valença na viagem inaugural das primeiras carruagens ARCO da CP.

     As novas carruagens ARCO entraram oficialmente ao serviço da CP e da rede ferroviária nacional hoje, 28 de julho, em Valença. A viagem inaugural partiu da Estação de Comboios de Valença. As novas carruagens ficam ao serviço da CP, na linha do Minho, contam com todos as comodidades e pretendem reforçar e qualificar o transporte ferroviário na nossa região.
     No ato o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, pediu “o reforço das ligações regionais entre Viana do Castelo / Valença / Vigo, bem como a redução dos preços dos bilhetes de modo a incentivar a utilização do comboio”. O autarca valenciano manifestou, também, o regozijo por “Valença ser o ponto de partida destes novos equipamentos que pretendem qualificar e valorizar o transporte ferroviária na linha do Minho”.
     O Ministro Pedro Nuno Santos salientou a importância do reforço da oferta de serviço ferroviário no Minho com estas novas carruagens e a oportunidade para melhorar a mobilidade das pessoas “retirando carros da estradas portuguesas e contribuindo para a melhoria do ambiente em Portugal”. O Ministro deixou, ainda, a ambição do Governo e da CP de avançar com uma linha integralmente nova entre Lisboa / Porto / Braga / Valença, de alta velocidade.
     Na decoração exterior das novas carruagens destacam-se motivos alusivos ao património e cultura do Minho com desenhos das Portas da Coroada, da Fortaleza de Valença, bem como do galo de Barcelos ou o coração de Viana.

Adicionar comentário