Conteúdo

O MUNDO DANÇOU MESMO NO JARDIM MUNICIPAL DE VALENÇA

‘Festival Internacional de Folclore’

7 de agosto de 2022
México, Chile, Indonésia e Polónia. Foram estes os países responsáveis pelo brilhante espetáculo que, mais uma vez, lotou e encantou, os presentes no Jardim Municipal de Valença.
Este espetáculo culminou um fim de semana, em grande, no Jardim Municipal, com dois eventos tão diferentes e tão singulares que lotaram o nosso emblemático Jardim Municipal, duas noites seguidas.

O Ballet Folclórico do Instituto Tecnológico de Celaya, do México; o grupo Ballet Folclórico Municipal de Rancagua, do Chile; a Liga Tari Mahasiswa “Kridabudaya” da cidade de Beji, da Indonésia; e o grupo Student Folk and Dance Ensemble “Poloniny” da cidade de Rzeszów, da Polónia, representaram, da melhor forma, as danças saberes e tradições culturais das suas regiões.

O espetáculo, que decorreu no sábado, dia 6, foi promovido pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, no âmbito do 37º  Festival FolkMonção - O Mundo a Dançar.

MÉXICO - BALLET FOLCLÓRICO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE CELAYA
O Ballet Folclórico do Instituto Tecnológico de Celaya foi fundado em março de 1974. Desde então, o seu objetivo fundamental tem sido preservar e difundir a dança tradicional mexicana como raízes da identidade nacional. 
Conta com uma grande participação de jovens e um amplo repertório de danças do México, com as quais divulga a imagem cultural do Instituto Tecnológico de Celaya.
Em 2013, o BFITC foi credenciado como grupo CIOFF, Colaborador Oficial da UNESCO. Já representou o seu país em vários festivais mundiais como França, Inglaterra, Turquia, Peru, Colômbia, Argentina, Canadá, Guatemala e EUA. Esta será a primeira vez em Portugal.

CHILE -  GRUPO BALLET FOLCLÓRICO MUNICIPAL DE RANCAGUA
Do Chile vem o grupo Ballet Folclórico Municipal de Rancagua, da cidade de Rancagua. Os cinquenta elementos do grupo apresentarão em Valença os costumes e tradições do Chile, com uma roupagem estilizada, com criações e interpretações cênicas e musicais.

INDONÉSIA - LIGA TARI MAHASISWA “KRIDABUDAYA” DE BEJI
Da Indonésia vem a Liga Tari Mahasiswa “Kridabudaya” da cidade de Beji. O grupo tem por objetivo a preservação das danças tradicionais da Indonésia. Para este grupo a dança é uma forma de comunicação cultural que permite que as pessoas entendam a cultura diversificada da Indonésia.

POLÓNIA - STUDENT FOLK AND DANCE ENSEMBLE “POLONINY” DE  RZESZÓW
Da Polónia  vem o grupo Student Folk and Dance Ensemble “Poloniny” da cidade de  Rzeszów, um grupo artístico formado por estudantes da Universidade de Tecnologia de Rzeszów. O repertório inclui principalmente folclore de Rzeszów, danças nacionais polacas, bem como danças e canções do sul e leste da Polónia.

Adicionar comentário