Conteúdo

EUROCIDADE TUI - VALENÇA APRESENTOU A ESTRATÉGIA E PLANO DE AÇÃO 2030 E O WEBSITE OFICIAL 

21 de setembro de 2022

Os presidentes de ambos municípios apresentaram o caminho a seguir para a Eurocidade nos próximos anos no Dia da Cooperação Europeia.

     O Teatro Municipal de Tui acolheu a apresentação pública da Estratégia e do Plano de Ação 2030 e a Plataforma Digital de Gestão de Serviços Partilhados/Website oficial da Eurocidade Tui-Valença.

     O evento, presidido pelos presidentes de câmara de ambos os municípios transfronteiriços, contou com a participação de vários atores públicos, privados e do terceiro sector que participaram no desenvolvimento da Estratégia nos últimos meses através de entrevistas, grupos de trabalho e um inquérito aos cidadãos que atingiu 650 residentes de Tui e Valença.

     Fica concluído assim o processo de elaboração da Estratégia 2030 para a Eurocidade Tui-Valença liderada pelo Concello de Tui e a Câmara Municipal de Valença no âmbito do projeto europeu Unicidade, aprovado pelo programa de cooperação Interreg VA Espanha-Portugal 2014-2020 e co-financiado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

     Na apresentação, José Manuel Carpinteira referiu que “temos consciência que a Eurocidade tem que dar, na próxima década, um passo firme na sua afirmação e crescimento. É com esse intuito que surge esta Estratégia. A reflexão efetuada pelos agentes e forças-vivas do nosso território e a coordenação do processo pela HIDRIA garantem um plano representativo da visão que temos para o nosso território fronteiriço”.

     Terminou dizendo que “o reconhecimento da personalidade jurídica da Eurocidade Tui-Valença, o Cartão do Eurocidadão e o Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço são temas que têm que estar presentes na nossa agenda política e pelos quais devemos pugnar junto do Governos de Portugal e Espanha”.

      A referida Estratégia supõe destacar um reto para a Eurocidade que, após a sua constituição em 2012, pretende agora reforçar a cooperação e o crescimento sustentável nos próximos anos, aprofundando as relações institucionais que existem há mais de uma década entre ambos municípios. É impulsionado um modelo de cidade transfronteiriça, integradora, sustentável, atrativa e dinâmica, com uma estrutura de governança e gestão própria, que optimiza os seus recursos através do uso partilhado de serviços e equipamentos municipais, melhoria da qualidade de vida da sua população, retira proveito dos seus valores patrimoniais e minimiza o efeito fronteira para a consolidação de uma identidade comum europeia.

     A Estratégia consta de uma análise e diagnóstico territorial da Eurocidade, conjuntamente com um âmbito estratégico, de ação e de implementação para a sua materialização no horizonte 2030. O conjunto de ações propostas, classificadas segundo o seu nível de prioridade, distribuem-se em 6 temáticas chave: inovação territorial, urbanismo e infraestruturas, meio-ambiente e energia, reto demográfico e bem-estar social, e digitalização. No website oficial também lançado neste workshop pode aceder-se ao material de divulgação sobre a Estratégia, incluindo o resumo executivo.

     O apoio da cidadania da Eurocidade Tui-Valença ficou patente nos resultados do inquérito realizado, em que 94% dos consultados considera que a cooperação transfronteiriça entre Tui e Valença deve ser reforçada nos próximos anos, e 80% considera que a cooperação é muito importante para o desenvolvimento socioeconómico do seu município.

     A Plataforma digital de gestão de serviços partilhados e também website oficial – www.eurocidadetuivalenca.eu – impulsionada pela Câmara Municipal de Valença e o Concello de Tui, no âmbito do projeto Unicidade, é um ferramenta que permitirá agilizar o acesso digital a equipamentos desportivos e culturais, proceder a reservas/inscrições em eventos e a disponibilização de informações sobre a vida quotidiana de ambos os municípios.

Adicionar comentário