Conteúdo

Valença Integra o Projeto "Caminho da Arte"

OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA ENTRE PORTO E SANTIAGO DE COMPOSTELA

17 de janeiro de 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, assinou ontem o protocolo de colaboração para a implementação do Caminho da Arte nos Caminhos de Santiago, projeto que vai instalar obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza.

O projeto é promovido pela Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo e conta com o apoio dos municípios portugueses que os Caminhos de Santiago percorrem, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).

A assinatura do protocolo une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo.

A sessão aconteceu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

O protocolo assinado refere que “os Caminhos de Santiago são o primeiro itinerário cultural europeu e são uma das marcas identitárias da Europa”, indicando que “o Caminho Português foi, no ano de Jacobeu de 2022, o segundo Caminho de Santiago mais percorrido pelos peregrinos”.

“O cruzamento do património histórico e cultural, material e imaterial, existente, dos Caminhos de Santiago, com a arte contemporânea, contribuirá para a valorização artística e cultural dos Caminhos de Santiago e consequentemente para o aumento e qualificação do Turismo da Região e dos territórios que o projeto atravessa”, lê-se no documento.

Adicionar comentário