Conteúdo

Valença Assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

2 de fevereiro, 2023

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, na passada segunda-feira, 30 de janeiro.

A “Pomba da Paz” e os braços que deram as mãos, para o cordão humano, no espaço exterior do recinto escolar, proporcionaram uma imagem simbólica e evocativa deste dia.

A banda sonora “Viva la Vida” serviu de fundo enquanto a comunidade escolar dava corpo ao cordão humano e à pomba da paz.

No ato foram largadas simbolicamente quatro pombas brancas, pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal, diretora do Agrupamento, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação e representante da Associação de Estudantes. Este gesto contou com a colaboração da União Columbófila Valenciana.

Esta atividade pretendeu despertar o espírito, de toda a comunidade escolar de Valença, para uma educação para a paz, promotora dos valores do respeito, da igualdade, da tolerância, da solidariedade, da cooperação e da não violência.

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro e nasceu em 1964, em Espanha, pela mão do poeta, pedagogo e pacifista Llorenç Vidal.

Uma data que rapidamente se espalhou pelo mundo, dado que, também, coincide com o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.

Veja o vídeo. https://youtu.be/V2kVz9IPy6U