José Manuel Carpinteira assinou Reconhecimento da Fronteira do Rio Minho
José Manuel Carpinteira assinou Reconhecimento da Fronteira do Rio Minho
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, assinou, no passado dia 21 de setembro, o auto de reconhecimento de fronteira do Rio Minho, a bordo da lancha “Rio Minho”, da Marinha Portuguesa.
José Manuel Carpinteira assinou a ata com Tomiño e Tui, os dois concelhos galegos que têm o rio Minho, como elemento de fronteira natural com Valença.
O ato decorreu a bordo da lancha “Rio Minho” fundeada, em pleno curso internacional do Rio Minho e ladeado pela embarcação da Marinha espanhola Cabo Fradera.
Os 13 concelhos raianos (cinco portugueses e oito galegos), que tem o rio Minho como elemento fronteira, juntaram-se neste encontro anual que legalmente confirma e valida a linha divisória de fronteira entre Portugal e Espanha.
Para além do ato solene de assinatura da ata pelos Presidentes e Alcaldes decorreu uma navegação pelo Tramo Internacional do Rio Minho e foi efetuado o reconhecimento da linha de fronteira entre ambas as nações, na extensão correspondente às suas respectivas circunscrições jurisdicionais.
No ato estiveram presentes, também, o Capitão do Porto de Caminha, o Capitão-Tenente Fernando Pereira e o Comandante Naval do Miño, Andrés Díaz-Ripoll Marzol
Esta cerimónia oficial realiza-se, todos os anos, e está consagrada no Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, de 29 de setembro de 1864.