Conteúdo

Nota de boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Valença

Caras e caros Valencianos, caras e caros visitantes, trabalhadores e empresários,

Valença é uma terra de recantos e encantos.

Temos um património histórico de valor incalculável, com a Fortaleza de Valença como o grande ex-libris, numa comunhão entre a beleza arquitetónica, as paisagens deslumbrantes para o Rio Minho e a convivência de turistas, moradores e comerciantes num dos maiores “centros comerciais ao ar livre” da Península Ibérica.

Somos o berço de São Teotónio, primeiro Santo Português e um dos protagonistas da Portugalidade, e, através dele, oferecemos um vasto e valioso património religioso, com igrejas, capelas e os seculares Caminhos de Santiago.

A Natureza, a flora e a fauna, são motivos de atratividade do nosso território, destacando-se as paisagens do Monte do Faro, do biótipo da Veiga da Mira e da Ecopista do Rio Minho, que liga o concelho numa rede ciclável, junto às suas margens.

O bacalhau, o anho e a lampreia, o fruto autóctone denominado Perico ou sobremesas como os Borrachinhos de Valença são os reis da gastronomia do nosso concelho e motivos para nos visitar e deleitar-se com os nossos sabores.

Gozamos de uma privilegiada localização com excelentes acessibilidades, no seio da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza, e construímos com Tui uma Eurocidade que fomenta as relações transfronteiriças diariamente, pelo que disponibilizamos um palco diferenciado para a implantação comercial e empresarial.

O Município de Valença trabalha diariamente numa agenda nos domínios da saúde, educação, coesão social, habitação e atividade económica, promovendo o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos e sendo um verdadeiro acelerador de investimento, de desenvolvimento empresarial e de criação de emprego qualificado.

Projetamos Valença como a capital da atividade cultural do Vale do Minho, através de uma agenda de eventos de qualidade, que valorize o nosso vasto e rico património e a nossa identidade histórica. Afirmamos o Município como um agente proactivo na aplicação de políticas que vão de encontro às reais necessidades dos jovens, dos idosos, dos clubes desportivos e das associações. O crescimento sustentado da área urbana e das áreas rurais do concelho são prioridades claras, tendo em conta a coesão territorial.

Valença é a Cidade dos Encontros – uma cidade atrativa para investir e trabalhar e sedutora para viver e visitar.

Eu e Valença contamos com a sua visita, o seu investimento e a sua presença! Conte connosco para o acolher, com a hospitalidade típica de Valença e dos Valencianos!

Com estima e amizade,

José Manuel Carpinteira