Peregrinação Coletiva a Santiago de Compostela Chegou a Valença
Valença recebeu os 25 peregrinos da Peregrinação Coletiva a Santiago de Compostela no passado sábado, 26 de outubro, no Albergue São Teotónio, numa ação promocional e dinamizadora deste traçado secular.
Este grupo percorreu, no sábado, os 38 km’s que ligaram o Museu dos Terceiros em Ponte de Lima e o Albergue São Teotónio em Valença, concluindo a primeira fase desta peregrinação coletiva a Santiago de Compostela, por etapas.
Os peregrinos saíram de Ponte de Lima, atravessaram a ponte romano / medieval subindo até à Labruja, seguindo depois pelo concelho de Paredes de Coura até chegar à entrada no concelho de Valença já nos limites de Cossourado com Fontoura.
Já no concelho de Valença este grupo teve a oportunidade de apreciar património jacobeu singular como o Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, o caminho de inverno e o Cruzeiro Jacobeu do Senhor dos Aflitos em Fontoura, a ponte romano medieval da Pedreira, em Cerdal, a capela do Senhor do Bom Fim em Gandra e o monumento ao peregrino em Arão, entre outros.
Chegados ao Albergue São Teotónio os peregrinos foram brindados com um lanche de forma a restabelecer forças.
A Vice-presidente do Município de Valença, Ana Paula Xavier, realizou a etapa em solo valenciano e destacou a relevância que os Caminhos têm para o nosso concelho assim como a importância que Valença tem nos Caminhos de Santiago.
Recorde-se que a caminhada do Porto a Valença esteve dividida em quatro etapas, realizadas em quatro sábados e foi gratuita.
A caminhada entre Valença e Santiago de Compostela prossegue agora até à próxima quinta-feira, data previsível da chegada do grupo.
Esta peregrinação coletiva do Porto a Valença e daqui a Santiago de Compostela conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença, bem como do Turismo do Porto e Norte de Portugal, das câmaras Municipais do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima e Paredes de Coura.