
Residência Académica de Valença Pronta a Acolher Estudantes do Ensino Superior
Foi formalizada, esta quinta-feira, 24 de julho, a entrega das instalações da nova Residência Académica de Valença ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um equipamento fundamental para reforçar a coesão territorial e apoiar a fixação de jovens estudantes no concelho.
Com uma área total de 1200 m², a residência integra 56 camas distribuídas por quartos individuais e duplos, salas de estudo, cozinha, áreas de refeição e convívio. Está previsto que comece a receber os primeiros estudantes já no início do próximo ano letivo.
Trata-se da primeira obra pública em Portugal a aplicar o inovador sistema híbrido CREE Buildings, uma abordagem sustentável e eficiente no domínio da construção.
A partir deste momento, e ao abrigo de protocolo celebrado entre as duas entidades, a gestão da residência passa a ser assegurada pelos Serviços de Ação Social do IPVC, cabendo à instituição a sua manutenção, operação e afetação à comunidade académica da ESCE.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “criar condições dignas de alojamento para os nossos estudantes é criar oportunidades e valor para o nosso território. Estamos a investir no futuro, com inovação, sustentabilidade e visão estratégica.”
Com este passo, Valença reforça a sua centralidade no mapa do ensino superior da região Norte, assumindo-se como um território que aposta no conhecimento, na juventude e na construção de um futuro mais qualificado e coeso.
Localizada na Avenida Pinto da Mota, junto à Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), esta nova unidade representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Next Generation EU), no âmbito do programa nacional de alojamento para o ensino superior.



