Vai Começar a Recuperação do Pano de Muralha da Fortaleza de Valença
Decorreu esta manhã, junto ao Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença a assinatura do auto de consignação da obra de reconstrução do pano de muralha que caiu no dia 1 de janeiro de 2023.
Este foi o derradeiro passo para que, finalmente, se possam iniciar os trabalhos de reconstrução deste pano de muralha.
Esta recuperação, com valor de cerca de 1 milhão e trezentos mil euros, e um prazo de execução de 270 dias, tem comparticipação financeira da Direção Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e conta com a colaboração e acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a reconstrução deste pano de muralha, posteriormente, realizou-se o concurso público e, finalmente, obteve-se o visto do do Tribunal de Contas.
Com esta obra a Câmara Municipal de Valença vai recuperar o pano de muralha, da emblemática Fortaleza de Valença, que colapsou com as fortes chuvas de 1 de janeiro de 2023.
A intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade.
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia”, juntamente com as Fortalezas de Almeida e Marvão.