Serviços On-line
POLÍTICA DA QUALIDADE
Política da Qualidade do Município de Valença
A Câmara Municipal de Valença ambiciona ser um serviço orientado para a qualidade e inovação, com base em modelos de gestão eficazes e eficientes, colaboradores motivados e elevado sentido ético de serviço público, satisfazendo as necessidades e expectativas dos clientes.
A modernização administrativa dos serviços públicos é considerada fundamental para construir um modelo de excelência dos serviços municipais e considerar a Câmara Municipal de Valença uma referência de qualidade na região do Alto Minho. Esta modernização contínua dos serviços passa essencialmente pelo acompanhamento e introdução de novas formas de gestão e organização do trabalho, pela delegação mais alargada e consequentemente, pela maior responsabilização da sua estrutura de funcionamento, promovendo essencialmente uma aproximação entre o Executivo e os clientes.
Assim, os sistemas de gestão presentemente adotados são as ferramentas que vão permitir atingir os patamares de qualidade desejados pela administração autárquica promovendo, continuamente, o desenvolvimento do Município de Valença e a aumentando a qualidade de vida dos Valencianos, bem como prosseguindo o interesse público no respeito pelo direito dos cidadãos, observando o princípio da eficácia, da igualdade e desburocratização, o aproveitamento eficaz e racional dos meios disponíveis, melhorando a qualidade dos serviços prestados às populações.
As áreas abrangidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Valença, têm como Política da Qualidade assegurar:
- A prestação aos clientes, serviços que respondam às suas necessidades e expectativas;
- Desenvolver a responsabilização, motivação, dignificação e valorização profissional e pessoal dos colaboradores através da formação, da partilha de experiências e de soluções de trabalho em equipa e de comunicação para que estes se sintam parte integrante da qualidade da autarquia;
- Melhorar a utilização dos recursos visando a satisfação do cliente;
- Planificar, desenvolver e otimizar permanentemente os seus processos, atividades e serviços, de modo a assegurar melhorias contínuas na produtividade e qualidade com a correspondente redução de custos;
- Cumprir os requisitos e a legislação aplicável aos processos, atividades e serviços desenvolvidos pela autarquia;
O Executivo da Câmara Municipal de Valença acredita que os colaboradores e o seu total envolvimento são fundamentais para o sucesso dos projetos empreendidos pela organização e para dinamizar os sistemas de gestão da qualidade.
1. POLÍTICA DA QUALIDADE
A Política da Qualidade foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal de 18-01-2012, mantendo-se em atualidade.
2. MANUAL DA QUALIDADE
O Manual da Qualidade foi aprovado na reunião da Câmara Municipal de 12-09-2012.
Em reunião do Executivo de 17-07-2014 foi aprovada a alteração ao Manual da Qualidade de modo a incluir outros serviços no âmbito da certificação.
Aprovada alteração ao manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 20-05-2019
Aprovada alteração ao Manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 02-12-2021
Aprovada alteração ao Manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 26-05-2022
3. ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO
O âmbito do SGQ é o seguinte:
– Gestão do Arquivo Municipal
– Gestão da Biblioteca Municipal
– Gestão da Piscina Municipal
– Serviço Municipal de Metrologia;
– Balcão do Munícipe
– Tecnologias e Sistemas de Informação
Como serviços de suporte, os Recursos Humanos e o Aprovisionamento.
Aos serviços supra referenciados foi renovada a certificação a 7 de agosto de 2022 pela LUSAENOR.
Validade do certificado: 2025-08-07
- CONSULTE OS DOCUMENTOS
CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM PORTUGUÊS
[Formato . pdf - 229 KB]CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM CASTELHANO
[Formato . pdf - 230 KB]CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM INGLÊS
[Formato . pdf - 227 KB]PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES EXTERNOS
[Formato . pdf - 51 KB][Formato . pdf - 1289 KB]REQUERIMENTO PARA ACESSO, REPRODUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
[Formato . pdf - 142 KB]