
Teatro “O Dia do Arquivo” Este Sábado em Verdoejo
A peça “O Dia do Arquivo”, entra em cena no XV Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho (FITAVAL), este sábado, 17 de maio, às 21h30, em São Tomé, Verdoejo, Valença.
Ao palco sobe o Grupo de Teatro Amador Verdevejo, da Associação Cultural de Verdoejo, com uma peça encenada por Sara Costa, da Companhia de Teatro Comédias do Minho.
𝐒𝐢𝐧𝐨𝐩𝐬𝐞
Num mundo ficcional onde as memórias são o bem mais precioso, uma família comemora o Dia Nacional do Arquivo. Numa visita à Biblioteca Nacional, o centro nevrálgico deste mundo, cada membro da família terá a sua aventura, no meio de um rol de personagens e situações surrealistas, deparando-se com os seus medos, ilusões e convicções, procurando dar resposta a questões que nos assolam a todos:
Porque é que quanto mais queremos lembrar mais esquecemos? Que memórias fazem de nós o que nós somos? Quem se lembrará de nós quando desaparecermos? Como se lembrarão de nós? Como queremos ser lembrados? Lembramo-nos de quem? Que memórias nos unem? Existe uma memória de elefante ou um elefante no meio da sala?!
👥 𝐅𝐢𝐜𝐡𝐚 𝐀𝐫𝐭𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚
Interpretação: Andreia Gomes, Carlos Rodrigues, Conceição Torres, Fernanda Esteves, Filomena Caldas, Joana Esteves, Joana Lino, Júlia Ponte, Julieta Borges, Manuel Esteves, Margarida Cunha, Margarida Vilar, Pedro Menezes, Raquel Barros, Ricardo Freitas e Xavier Passos Rodrigues.
🎭 Encenação: Sara Costa
📜 Texto: “O meu deus, arquivaram o meu avô”, de Alexandra Moreira
💡 Desenho de Luz: Vasco Ferreira